04 FEV 2009
CCB promove ciclo de palestras “A literatura dos vestibulares”

O Centro Cultural Botucatuense está promovendo o ciclo de palestras “A literatura dos vestibulares” [programação abaixo]. Os eventos começam no sábado, dia 4 de abril, e se estendem até junho. A coordenação é da professora Vera Lúcia Ravagnani.

Como estudar uma obra literária para o vestibular? Em que prestar mais atenção? Que tipo de relação fazer? Estas são algumas das dúvidas mais comuns dos candidatos que julgam que, para se preparar, basta se concentrar no enredo da história ou nos detalhes dos personagens. Entretanto, as universidades pedem algo além desta análise superficial e solicitam dos estudantes comparações com outras disciplinas.

Conhecer alguma coisa do autor e do movimento em que está inserido é bom, mas não é tão importante quanto conhecer a construção e a linguagem da obra para saber fazer analogias. Para compreender a obra em si, como os vestibulares pedem, é preciso entender a perspectiva a partir da qual o mundo é observado e analisado por narrador e personagem.

A primeira edição vestibular e literatura ocorre a partir de 04/04, no CCB e tem por objetivo promover palestras e discussões sobre as obras literárias exigidas pelos vestibulares da PUC, FUVEST e UNICAMP. Para participar do curso basta trazer um quilo de alimento não perecível.

DIA 04/04 'Auto da Barca do Inferno', de Gil Vicente;

DIA 18/04 'Antologia poética' [com base na 2ª ed. aumentada], de Vinícius de Moraes.

DIA 25/04 'Iracema', de José de Alencar;

DIA 09/05 'Memórias de um Sargento de Milícias', de Manuel Antônio de Almeida;

DIA 16/05 'Dom Casmurro', de Machado de Assis;

DIA 23/05 'O Cortiço', de Aluísio Azevedo,

DIA 30/05 'A Cidade e as Serras', de Eça de Queirós;

DIA 06/06 'Vidas Secas', de Graciliano Ramos.

DIA 13/06 'Capitães da Areia', de Jorge Amado,

Coordenação: Professora Vera Lúcia Ravagnani