13 JAN 2009
Prefeitura inaugura convênio para exames ultra-som

A Prefeitura Municipal de Botucatu inaugurou na tarde dessa terça-feira [13] o convênio com a Santa Casa Misericórdia para a realização dos exames de ultra-som que eram feitos na cidade de Laranjal Paulista. A previsão é que 240 pessoas sejam atendidas por mês. A cerimônia contou com a presença do Prefeito João Cury, o vice-prefeito professor Caldas, o secretário de Saúde, Carlos Macharelli, secretários municipais, vereadores e populares.

Encenação – os pacientes embarcaram em dois veículos da prefeitura municipal acreditando que iriam, mais uma vez, para a cidade de Laranjal Paulista. A doméstica Rosa Helena Oliveira Santos estava chateada. “É um absurdo a gente ter que viajar pra outra cidade sendo que em Botucatu temos ótimos hospitais e até uma faculdade [de medicina]”, disse. Porém, tratava-se de uma encenação e a 'viagem' durou cinco minutos.

“Estou muito feliz, até que enfim uma administração que se preocupa com a população e faz o que prometeu em campanha”, festeja a doméstica ao saber que os exames serão feitos em Botucatu. “Estão de parabéns, espero que continuem nesse ritmo de trabalho”, completa.

Gastos - de acordo com o secretário de Saúde, Carlos Macharelli, os gastos dos exames serão equivalentes aos da viagem até a cidade de Laranjal Paulista. “É um investimento que estava sendo feito. O que muda é o conforto da população que precisa do serviço, que podem vir no horário do exame e ir embora em seguida, não precisam esperar por horas, correr o risco de pegar a estrada e gastar dinheiro com alimentação”, explica.

O prefeito João Cury ressaltou que a administração apenas abriu o diálogo com as instituições. “Todas as instituições querem e vão participar do governo, apenas procuramos as formas disso acontecer da melhor maneira possível. Quero agradecer à sensibilidade da misericórdia botucatuense, pois a população estava sendo massacrada com esse procedimento de acordar de madrugada, viajar sem acompanhante e alimentação, esperar por horas para voltar e perder o dia de trabalho. Na campanha dissemos que isso era possível [trazer os exames para Botucatu] e está aí [o serviço] para quem quiser comprovar”, declara.

O presidente do conselho gestor da misericórdia botucatuense, Edison Cardoso dos Santos disse que a instituição estava feliz em colaborar. “A montagem desse serviço a pedido do prefeito é uma forma de colaborar com a população. Ainda na campanha o João [Cury] nos procurou e perguntou se poderíamos ajudar caso fosse eleito. Nós nos colocamos à disposição e o serviço já está implantado”, conta.

O serviço de ultra-som será agendado nas unidades de saúde onde os exames forem indicados pelos médicos.