23 AGO 2023
Botucatu promove observação de aves em reserva natural dia 27
Vem Passarinhar é uma jornada mensal de observação de aves em Botucatu
Em meio à paisagem de Botucatu, uma atividade ganha asas e atrai a atenção dos amantes da natureza e entusiastas da observação de aves, o "Vem Passarinhar", uma iniciativa da Secretaria Adjunta de Turismo da cidade, está se transformando em uma experiência que combina turismo, educação ambiental, conservação e geração de renda.

No próximo dia 27, os participantes irão visitar a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Recanto Olho D'água e o bairro do Porto Said. A edição promete ser ainda mais especial, pois além de explorar a rica avifauna local, contará com a participação dos pescadores e ribeirinhos do Porto Said que foram capacitados como guias para essas atividades.

O "Vem Passarinhar" é uma ação da Secretaria Adjunta de Turismo de Botucatu, que mergulha os participantes no mundo fascinante da ornitologia. Guias capacitados conduzem grupos em trilhas especialmente selecionadas, revelando a riqueza das aves residentes e migratórias da região. A iniciativa tem como objetivo estimular a observação de aves e também promover a conscientização sobre a importância da conservação dessas espécies e seus habitats naturais.

A escolha da RPPN Recanto Olho D'água e Porto Said como locais para o evento é especial, ambos os locais abrigam grande variedade de aves e são destinos turísticos de Botucatu ideais para quem deseja se conectar com a natureza em sua forma mais pura. A paisagem pitoresca, os cursos d'água e a biodiversidade proporcionam o cenário perfeito para a observação de aves e o aprendizado sobre a vida selvagem.

Para a secretária adjunta de Turismo, Roberta Sogayar, o envolvimento dos pescadores do Porto Said como guias auxiliares adiciona uma dimensão nova a essa experiência. “A colaboração demonstra um compromisso real com a conservação e o envolvimento da comunidade local na proteção do meio ambiente. Ao capacitar os pescadores como guias de observação de aves, a cidade está investindo em uma abordagem holística para o turismo sustentável, onde a conservação, a educação e o envolvimento da comunidade caminham de mãos dadas”, comenta.

Roberta destaca que o "Vem Passarinhar"  oferece uma oportunidade de observar aves e explorar a natureza, e preservar os ambientes para as gerações futuras. “Esta iniciativa não é apenas uma atividade de lazer e turismo, é um compromisso com a sustentabilidade e a beleza da biodiversidade”, finaliza.

Botucatu é um dos melhores destinos do Estado de São Paulo, uma cidade que oferece uma mistura perfeita de beleza natural, cultura rica e história cativante. Com os dois biomas distintos e faixas de transição entre a Mata Atlântica e Cerrado, a região da Cuesta de Botucatu possui áreas abertas, matas, áreas alagadas do baixo Tietê, e também urbanas, com espécies diferentes de plantas e animais. Por isto, é possível observar uma grande diversidade de indivíduos de diferentes biomas em um único dia, sem percorrer longas distâncias. São mais de 400 espécies catalogadas no wikiaves.
Mais opções - além "Vem Passarinhar", a secretaria adjunta de Turismo de Botucatu realiza o projeto Musitur - que leva música a pontos turísticos naturais e históricos da cidade, todos os finais de semana.

A cidade ainda reserva uma ampla gama de experiências, como trilhas e cachoeiras, como a localizada no Parque da Marta. O centro histórico é repleto de edifícios icônicos como a Pinacoteca e a Catedral de Sant'Ana. A cidade oferece um mergulho autêntico na cultura e patrimônio local.

Os aventureiros podem se dedicar a atividades como ciclismo, escalada e trilhas, enquanto os apreciadores da gastronomia podem saborear a culinária diversificada e visitar cervejarias artesanais.

Para saber mais http://turismo.botucatu.sp.gov.br

Autor: Assessoria de Imprensa/Turismo