02 AGO 2023
Botucatu registra recorde no crescimento do turismo
A cidade de Botucatu registrou quase o dobro de turistas em 2022 em comparação ao ano de 2021. Os dados são do Observatório do Turismo de Botucatu.

De acordo com o levantamento, o segmento de hospedagem registrou um crescimento de 97% de 2021 para 2022, e 63% comparando com 2019, ano em que Botucatu havia registrado maior crescimento do setor.

A pesquisa de demanda turística detectou que os atuais turistas que visitam Botucatu gastam, em média, R$117,41 por dia, e a permanência gira em torno de 3 dias no município. Outro dado, é que o aumento na visitação resultou em um crescimento de 150% na arrecadação de Impostos Sobre Serviço.

Para a secretária Roberta Sogayar, os dados mostram que as ações promovidas pelo setor público para fomento do turismo, aliado aos investimentos privados, estão evidenciando o potencial da atividade turística como uma atividade econômica estratégica.

“O aumento da permanência média é muito importante porque quanto mais o turista permanece, mais ele consome no município, ativando os serviços de alimentação, entretenimento, artes e artesanato, hospedagem, entre outros”.

Ações - Botucatu está se estruturando para crescer de forma sustentável no Turismo, por isso desenvolveu um plano de marketing e promove políticas de ativação de pontos turísticos, como o Musitur - que é a realização de apresentações musicais semanais, e o Vem Passarinhar - estimulando a observação de aves no município. Botucatu também sedia uma série de eventos de turismo e esporte de aventura, encontros científicos, e de negócios, além da vasta programação cultural permanente.

Roberta destaca que os próximos passos são em direção a qualificar o tipo de turista que frequenta a cidade, aumentar o gasto diário e criar experiências que promovam o aumento da estadia na cidade. “É importante que o setor de serviços também se prepare para o turismo. Isso significa estar apto a receber os turistas todos os dias, de segunda a segunda, com atendimento de qualidade, além de oferecer informações sobre a cidade”, completa.

Autor: Texto: Assessoria Imprensa/Turismo