27 JUN 2023
Alunos de escolas municipais participaram de oficina de fósseis do Serviço Geológico do Brasil
A oficina foca em fósseis de dinossauros e faz parte do SGBEduca, programa destinado à divulgação de geociências vinculado ao Ministério de Minas e Energia.

Nos dias 21, 22 e 23 de junho, alunos do Ensino Fundamental I das EMEFs “Dr. Cardoso de Almeida”, “Hernâni Donato” e “Professora Nair Amaral” participaram de uma oficina interativa sobre fósseis, desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), vinculado ao Ministério de Minas e Energia.

A atividade do SGG faz parte de uma parceria com o Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia (MAGMA), localizado no Bairro Demétria, organizada pela geógrafa e curadora do museu, Berenice Balsalobre, juntamente com Vinícius Nunes Alves e Patrícia Montebello - professores de Experiências em Ciências da Natureza da rede municipal.

A oficina conta com uma palestra introdutória sobre fósseis e dinossauros ministrada pela geóloga Andrea Sandere e com uma atividade de pintura de réplicas de fósseis em gesso. As peças escolhidas para pintar têm grande apelo do público infanto-juvenil: dente de Megalodon (tubarão gigante), garras de Velociraptor (presente no Jurassic Park), Deinonychus (eficiente predador), concha de Amonite (molusco), exoesqueleto de Trilobita (artrópode) e garra do bicho- preguiça gigante (gênero Lestodon), todos extintos.

“Os alunos fizeram perguntas após a explicação, exploraram a coleção de fósseis que estava na mesa e pintaram de forma criativa as réplicas de gesso. Cada estudante levou para casa duas peças e todos gostaram muito, inclusive alguns já visitaram o museu Magma da Demétria que também tem alguns fósseis”, comentou o professor Vinícius.

27/06/2023