16 FEV 2022
Cultura abre processo seletivo para Orquestra Jovem Municipal de Botucatu
Interessados devem ter até 21 anos e possuir formação musical intermediária ou avançada. As inscrições são feitas pela internet.
A Secretaria Municipal de Cultura está recebendo inscrições para o credenciamento ao processo seletivo para a Orquestra Jovem Municipal de Botucatu (OJMB). As inscrições seguem até o dia 12 de março.

Podem se inscrever crianças, adolescentes e ex-alunos de projetos musicais de Botucatu, com idade limite de 21 anos e que possuam formação musical intermediária ou avançada nos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, oboé, fagote, saxofone alto, saxofone tenor, trompa, trompete, trombone, eufônio, tuba, piano e percussão.

Os interessados no credenciamento deverão preencher o formulário online através do link https://forms.gle/jQMHyif9NHw1vwdG7.

Os testes acontecerão no dia 14 de março, às 17h, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, localizado na Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 - Centro.

A Orquestra Jovem é parte da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu (OSMB) e tem como objetivo principal a preparação de jovens músicos para o trabalho em conjunto e profissionalização para, futuramente, poderem ingressar na OSMB.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Cultura
Rua General Telles, 1040 - Centro
e-mail: orquestrajovembotucatu@gmail.com
15/04/2021
Orquestra Jovem Municipal de Botucatu

ORQUESTRA JOVEM MUNICIPAL DE BOTUCATU

Em março de 2020, após a realização do primeiro concerto da temporada, a pandemia chegou ao Brasil. Algo que não tínhamos nem sequer imaginado como seria e como impactaria nossas vidas.
Mesmo frente ao desconhecido e incerto, a Orquestra Jovem sabia que não poderia parar os ensaios e correr o risco de perder todo o conhecimento e parceria que haviam sido adquiridos ao longo do tempo.
Assim, os ensaios passaram a ser realizados de forma individual, on-line, com duração de 40 minutos e sob a mentoria do Maestro Guilherme Corrêa, com foco na performance de cada jovem, mas também com o ensaio das partituras do repertório da Orquestra Jovem Municipal, tendo como diretrizes: afinação, tempo e dinâmica.

Infelizmente a pandemia ainda persiste e, principalmente os jovens, tiveram que mudar drasticamente seus hábitos, o que levou a muitos à depressão. Daí a importância ainda maior da manutenção dos ensaios, uma vez que a nossa Orquestra Jovem não forma apenas músicos: forma laços duradouros que possibilitam o encontro entre pessoas que moram distantes, que não possuem amigos em comum, que provavelmente não se conheceriam se não fosse a OJMB, formando assim uma segunda família.

Sensíveis a essa necessidade de maior interação, os ensaios individuais foram alterados para ensaios em grupos, por meio de vídeo chamada. Assim, todas as segundas-feiras os “naipes” se encontram: Violino 1, Violino 2 e Viola, Madeiras (flautas, clarinetes e sax), Metais (trompete, trombone, eufônio), Percussão e Piano.

Além dos ensaios, Maestro e jovens músicos mantém os laços com a troca de mensagens afetivas, minimizando a distância da realidade virtual, onde os encontros são à distância, no modo on-line.

Fazemos votos que em breve, todo o alto astral e competência dos nossos jovens possam ser compartilhados com uma belíssima apresentação presencial da Orquestra Jovem Municipal de Botucatu.