30 JAN 2021
1913 visualizações
Prefeitura investe na abertura de leitos de cuidados semi intensivos para tratamento da Covid-19

A Prefeitura de Botucatu mais uma vez fará um investimento importante para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. Neste sábado, 30, foi realizada uma coletiva de imprensa para anunciar os investimentos.

Participaram do evento o Prefeito Mário Pardini, o Secretário de Saúde André Spadaro, o Superintendente do Hospital das Clínicas André Balbi, o diretor presidente da Unimed Dr Walfrido Oberg, o Diretor do Pronto Socorro Adulto, João Paulo Marmo, a Diretora de Assistência do HC, Érika Ortolan, o presidente da Câmara, Rodrigo Rodrigues, e o Promotor de Justiça, Paulo Abujanra. Além de representantes das classes empresárias, vereadores e secretários municipais.

Entre as medidas anunciadas estão:

- Reabertura do Hospital Sorocabano para atendimento de pacientes Covid-19 com dez leitos de cuidados semi-intensivos. A abertura será na semana do dia 08 de fevereiro.

- Abertura de mais oito leitos semi-intensivos no Pronto Socorro Adulto: quatro em funcionamento imediato e mais quatro até a próxima terça-feira.

O custeio será feito totalmente pela Prefeitura e os leitos contarão com a seguinte estrutura: suporte para suplementação de oxigênio, equipe médica e de enfermagem, além de fisioterapia respiratória.

“Vamos fazer de tudo para não precisar transferir pacientes de Botucatu para tratamento em hospitais fora da nossa Cidade. Com esses novos leitos, pacientes internados em leitos de UTI no HC, mas que não estão entubados e apresentam melhora progressiva do estado de saúde, podem ser transferidos para leitos de cuidados intermediários no Hospital Sorocabano, permitindo que o Hospital das Clínicas admita novos pacientes com quadros mais graves”, afirmou o Prefeito Mário Pardini.

Além da nova estrutura, a Prefeitura também está acionando um alerta de sobreaviso para a Unimed, para transferência de pacientes para a UTI ou enfermaria do hospital caso seja necessário, conforme protocolo clínico e critérios estabelecidos entre as instituições.

“Os pacientes atendidos no PS Adulto com COVID-19 confirmado serão internados inicialmente nesses 8 novos leitos do PS adulto, onde receberá atendimento de qualidade enquanto aguarda transferência para leito de enfermaria ou UTI do HC. Na impossibilidade de se transferir para o HC em prazo adequado para as condições clínicas de cada paciente, conforme critérios médicos, poderão ser transferidos para leito na Unimed. Desta forma conseguimos ampliar o atendimento para a população”, destacou André Spadaro.