21 NOV 2019
Pela primeira vez, Prefeitura de Botucatu oferecerá exames de colonoscopia

A partir de dezembro a Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer exames de colonoscopia para os pacientes da rede municipal. O serviço está disponível pela primeira vez graças à contratação, via licitação, de um laboratório da Cidade.

Ao todo, foram compradas 408 colonoscopias de última geração a baixo custo para atender a fila de espera de pacientes encaminhados pelas unidades de saúde do Município. Atualmente, são aproximadamente 450 pessoas aguardando para fazer o exame no Hospital das Clínicas ou no Ambulatório de Especialidades Médicas (AME).

“Esta é mais uma excelente notícia da semana. Depois de abrir os prontos atendimentos noturnos, conquistar a abertura integral do Hospital Estadual e ampliar os leitos do Sarad, estamos ofertando de forma inédita colonoscopias à nossa população. Com estes exames, nós praticamente vamos zerar a fila de espera dos nossos pacientes”, destacou o Prefeito Mário Pardini.

As colonoscopias começam a ser feitas a partir de dezembro deste ano e a Secretaria Municipal de Saúde fará o agendamento dos pacientes em fila de espera na clínica contratada. Os exames poderão ser feitos apenas a partir do encaminhamento médico, solicitado após consulta em uma das unidades de saúde do Município.

“O exame de colonoscopia é essencial para o diagnóstico do câncer de intestino e nossa fila de espera hoje é longa. Com certeza estes exames trarão agilidade no diagnostico e tratamento dos pacientes”, salientou Valéria Manduca, Secretária Adjunta de Saúde.