25 SET 2019
Pinacoteca Fórum das Artes estreia projeto “Mulheres em Cena”

No próximo sábado, 28, a Pinacoteca Fórum das Artes em Botucatu inaugura o projeto “Mulheres em Cena”, do O Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Em sua primeira itinerância pelo interior do Estado, com apoio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, o SISEM,  o “Mulheres em Cena” é composto de um ciclo de vídeos com obras assinadas pelo Coletivo Cartográfico (formado por Carolina Nóbrega, Fabiane Carneiro e Monica Galvão) e pelas artistas Cristina Elias, Grasiele Sousa, Lenora de Barros, Letícia Parente, Katia Maciel, Lia Chaia, Márcia Beatriz Granero, Milena Travassos, Musa Michelle Mattiuzzi, Paula Garcia e Regina Parra.

Dentre os destaques estão o trabalho Objetos da vida cotidiana (2017), de Cristina Elias, que dá seguimento à investigação da artista sobre a identidade feminina; a videoperformance Há Mulheres, que é o quarto vídeo da série Não Quero Nem Ver (2005), de Lenora de Barros e a performance merci beaucoup, blanco!, de Musa Mattiuzzi, que, ao nomear o processo com uma saudação, propõe uma reflexão direta sobre a linguagem formal como uma ferramenta racista.

No total, serão exibidas 12 obras que dialogam com artes visuais, poesias, narrativas e performances sobre os mais diferentes eixos temáticos, como violência do corpo, racismo, imigração, criação de estereótipos e discussão do tempo.

Serão exibidas as obras: acerca do fracasso das formas, do Coletivo Cartográfico; Oggetti Della Vita Cotidiana, de Cristina Elias; a situação DA brasileira, de Grasiele Sousa; Há mulheres, de Lenora de Barros; Marca registrada, de Letícia Parente; Colar, de Katia Maciel; Bolas, de Lia Chaia; Minada, de Márcia Beatriz Granero; Vertigem, de Milena Travassos; Merci beaucoup, blanco, de Musa Michelle Mattiuzzi, # 3 (da série Corpo Ruído – performance), de Paula Garcia e 7.536 PASSOS (Por uma geografia da proximidade), de Regina Parra.

A entrada para a mostra “Mulheres em Cena” é gratuita e aberta para maiores de 16 anos.

Serviço:

Mostra Ciclo de Vídeos "Mulheres em Cena"

28/09 à 27/10

Pinacoteca Fórum das Artes | R. General Teles, 1040 - Centro, Botucatu