13 DEZ 2017
NAPE comemora 12 anos de atividades em Botucatu

Nesta quarta-feira, 13, o Núcleo de Atendimento Pedagógico e Especializado “Alcyr de Oliveira” (NAPE), vinculado a Secretaria Municipal de Educação, comemorou 12 anos de atividades com apresentações de seus atendidos nas diversas oficinas oferecidas na instituição.

O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação Valdir Gonzalez Paixão Junior, da Secretária Adjunta da Educação Claudia Gabriel, do vereador Carlos Trigo, de profissionais do NAPE e da  Secretaria de Educação, além de atendidos e familiares de Botucatu e região. Na ocasião, o vereador Trigo entregou uma Moção de Aplausos para diretora da entidade, Nilza Micheleto.

Tito Lima da Silva, deficiente visual e atendido pelo NAPE, foi escolhido como orador da turma e fez uma apresentação emocionante dos relatos de cada um dos atendidos, em que cada um fez uma avaliação dos avanços que obtiveram e do bem que todas as oficinas que fazem parte trazem para as suas vidas, tanto física como emocional.

Sobre o NAPE

O Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado  “Alcyr de Oliveira” foi criado em 13 de dezembro de 2005 e atende educandos com deficiência auditiva e visual incluídos na rede regular de ensino, pessoas da comunidade e de municípios vizinhos.

O NAPE tem como principais objetivos prestar esclarecimento e orientação a pais, profissionais e outras pessoas envolvidas na educação de deficiente visual e auditivo; proporcionar aos alunos e usuários experiências que os ajudem a superar as dificuldades decorrentes de sua deficiência; oferecer o apoio pedagógico para a manutenção do nível de aprendizagem necessário a um desempenho escolar adequado e difundir a libras (língua brasileira de sinais).

São oferecidas gratuitamente oficinas para pessoas com deficiência visual (Braille; Orientação e Mobilidade; Línguas; Música; Dança Sênior; Artesanato; Informática e digitação e Lego) e para pessoas com deficiência auditiva (Lego; Informática; Música; libras para pais). Duas vezes ao ano, durante as férias de julho e janeiro da Rede Municipal de Ensino, são oferecidos cursos de Libras para a comunidade em geral.

Serviço:

Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado  “Alcyr de Oliveira - NAPE