13 JUN 2017
Botucatu participa de capacitação do Programa Criança Feliz

Técnicos e gestores da área social, saúde e educação de Botucatu, participaram da primeira etapa de capacitação do Programa Criança Feliz, no município de Piratininga.

O programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, e foi realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado São Paulo.

O principal objetivo da capacitação foi municiar os profissionais com informações, a fim de que atuem como multiplicadores das ações do programa em seus municípios, por meio de capacitações contínuas, de acordo com diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social.

A equipe da Prefeitura de Botucatu foi representada pela Secretária Municipal de Assistência Social, Silvia Fumes; Adriana Souza e Ana Lucia Luque, representando o departamento de Proteção Social Básica; a supervisora escolar, Claudia Gabriel; e Valéria Manduca, secretaria adjunta da Saúde.

Sobre o Programa

No Estado de São Paulo, 220 municípios participarão do projeto Criança Feliz, com estimativa de atender cerca de 40 mil gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade.

Um dos critérios para a participação dos municípios é dispor de um Cras (Centro de Referência de Assistência Social); ter estrutura física adequada e a realização de atividades em andamento, e contar com pelo menos 140 indivíduos do grupo prioritário do programa: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.