17 NOV 2016
Saúde fará ação de prevenção às DST’s na Praça do Bosque, neste sábado (19)

Neste sábado (19), a equipe do programa municipal de DST/aids, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, promove uma ação na Praça Emílio Peduti (Bosque), no Centro de Botucatu, das 9 às 13 horas, dentro da campanha Fique Sabendo.

Na oportunidade, além de orientações sobre a importância dos cuidados permanentes para a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, serão distribuídos preservativos e ofertados exames rápidos de HIV e sífilis. Esta mesma ação será realizada novamente na Praça do Bosque, no dia 3 de dezembro, também das 9 às 13 horas.

O foco da campanha é atingir a população com vida sexualmente ativa ou mesmo aquelas pessoas que nunca realizaram testes para HIV e sífilis. A iniciativa fortalece o a luta mundial de combate à aids, lembrada sempre no dia 1º de dezembro.

“São em média de 1.200 testes ao longo ano na rotina e esse número duplica com a campanha fique sabendo”, diz Juliane Andrade, enfermeira coordenadora do programa municipal de DST/aids.

PEP Sexual
Botucatu oferta  insumos de prevenção em todas as unidades de saúde, como também em mais 32 pontos “extra unidades” como, por exemplo, o Terminal Rodoviário. “A rede de atenção, também  conta com medicamentos para tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis e o Serviço de Assistência Especializada de Infectologia [SAE] e o PS Unesp tem a disponibilidade da PEP Sexual”, complementa Juliane.

A Profilaxia Pós-Exposição, ou PEP Sexual, é voltado a pessoas que por algum acaso tenham ficado expostas pelo sexo sem camisinha. São medicamentos que precisam ser tomados até 72 horas depois do ato sexual e de maneira contínua, por 28 dias, para impedir que o vírus se instale definitivamente no corpo. É um tratamento que precisa ter acompanhamento médico. “Ainda assim, a camisinha continua sendo a melhor maneira de se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis”, enfatiza a enfermeira.

Parceria com CTA e SAE
Atualmente o Município tem notificado cerca de 300 casos de sífilis, que são acompanhados pelas unidades de saúde ou Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA), instalado no Centro de Saúde Escola (CSE) da Unesp, na Vila dos Lavradores. Neste ano também já foram confirmados 25 novos casos de HIV, acompanhados pelo Serviço de Assistência Especializada de Infectologia [SAE] – “Dr. Domingos Alves Meira” [antigo Hospital Dia].

Em Botucatu, as unidades de saúde oferecem testagem rápida e diagnóstico de DST/aids ao longo de todo o ano. A Secretaria de Saúde fornece medicamento para tratar as DST’s e algumas infecções do portador de HIV. Além disso, a equipe do programa DST/aids trabalha em parceria com diversos setores através de palestras, oficinas de sexo seguro, atendimentos individuais, e apoio à liderança LGBT.

Mais informações
Saiba mais sobre doenças sexualmente transmissíveis no site http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1

Rua Major Matheus, 7 – Vila dos Lavradores
Telefones: [14] 3811-1100 / 3811-1105 [Vigilância Epidemiológica]