04 DEZ 2015
Reunião discute uso racional da Cuesta de Botucatu

A Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Botucatu promoveram na última terça-feira (1º), no Ginásio Municipal, uma reunião com trilheiros, jipeiros, donos de propriedades rurais, representantes das prefeituras de Pardinho, Bofete e Itatinga, do Conselho Municipal de Turismo (Comutur), Sabesp, Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Associação dos Amigos do Vale do Aracatu (AAVA), Fundação Florestal, Guarda Civil Municipal, entre outros grupos. O encontro buscou discutir e encontrar alternativas práticas para o uso racional da cuesta de Botucatu, com foco na sustentabilidade.

Felipe Martins, presidente da AAVA, fez uma exposição detalhada sobre a cuesta, suas nascentes, divisores de água, relevo, entre outras características teste tipo de ambiente. Na oportunidade, outros também fizeram suas considerações. Após todas as argumentações foram sugeridas as seguidas ações: cadastramento dos condutores off-road; levantamento e identificação dos proprietários rurais que autorizam ou não a utilização de sua área para atividades de lazer e esporte; levantamento das trilhas utilizadas e distinção das áreas que podem ser utilizadas por trilheiros e aquelas que são áreas de proteção ambiental.

“Visto o aumento do turismo rural, ecoturismo e a utilização da cuesta como forma de lazer, resolvemos convidar esses grupos para iniciarmos um dialogo para regulamentar e disciplinar o uso da cuesta, para que as leis vigentes sejam cumpridas”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente. “A ideia que surgiu, comum a todos, é que criemos de fato um grupo permanente de guardiões da cuesta”, complementa o secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo.

Secretaria de Meio Ambiente
Rua General Telles, 1603 - Centro