12 AGO 2015
POLÍTICAS DE INCLUSÃO
Desfile do Concurso de Moda Inclusiva encanta público de Botucatu

Um público de aproximadamente 200 pessoas acompanhou na noite desta terça-feira (11), no Shopping Botucatu, um evento referente ao sétimo Concurso de Moda Inclusiva, promovido pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Prefeitura de Botucatu.

Na abertura, o grupo Abayomi, formado por alunos da Apae Botucatu, promoveu uma apresentação com muito batuque e danças típicas do folclore brasileiro, empolgando o público presente.

Também foram premiados três jovens, que desenvolveram modelos de roupas voltados ao bem estar, autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência. A primeira colocada, Cleide Cancian, se credenciou inclusive para participar de um evento internacional de moda inclusiva que acontece em São Paulo, em novembro deste ano. Luciana de Freitas e Fernando dos Santos ficaram com a segunda e terceira colocações, consequentemente.

O ponto alto do evento ficou mesmo com o desfile no qual os protagonistas eram pessoas com deficiência de Botucatu, de diferentes idades, que vestiam “looks” idealizados em concursos anteriores ou mesmo que já faziam parte do seu guarda-roupa. Cada um que passava pela passarela arrancava sorrisos e aplausos de um público encantado com a proposta do projeto, envolvendo moda e inclusão social.

“O evento foi importante para abordamos o tema da inclusão de uma nova forma e com públicos diferentes. Ele também serviu de exemplo para reforçarmos a necessidade de adaptação dos espaços e dos serviços às necessidades das pessoas. Independente da condição de cada um, uma cidade deve feita para todos”, diz o secretário municipal de Políticas de Inclusão Social, Paulo Malagutte.

O Concurso de Moda Inclusiva promovido pelo Governo do Estado buscou a participação de estudantes de cursos técnicos, universitários, alunos de cursos livres em geral e profissionais que atuam no ramo da moda e costura não só do Brasil, mas de todo o mundo. Além de Botucatu, também foram promovidas etapas em outras quatro cidades do interior [Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente e São José dos Campos].

Em Botucatu o projeto contou com a parceria da Secretaria de Políticas de Inclusão Social, Fundo Social de Solidariedade, Sincomércio, Senac, Sesi, Senai, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Apae, Adefib, Apape, Associação Arte e Convívio, Espaço São Micael, Faculdade de Medicina - Unesp Botucatu, Malu Ornelas, lojas Gruta da Cuca e Lado B.

Mais informações sobre o sétimo Concurso de Moda Inclusiva no site http://modainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/.