11 AGO 2015
Educação conclui capacitação de professores para uso de tabletes nas escolas de Botucatu

A Secretaria de Educação de Botucatu concluiu nesta primeira semana de agosto o curso de capacitação para uso de tabletes com software educativos em salas de aula, direcionado a professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. Foram 40 horas de treinamento, em mais uma ação que compõe o programa de governo “Mundo Digital”.

Segundo Tadeu Terra, consultor educacional responsável pelo treinamento, a capacitação dos educadores, que teve inicio em fevereiro deste ano, foi fundamental no novo processo de ensino. “O objetivo do treinamento foi instruir os professores na produção do conteúdo escolar, pois apenas entregar o aparelho digital (tabletes) para os alunos não traria a inovação e nem o resultado esperado”, argumenta.

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, em uma ação que compõe o programa de governo “Mundo Digital”, inova ao priorizar a aprendizagem dos alunos da Rede Municipal com o projeto “Tablet na Escola”.

Visando a constante melhoria da qualidade e modernização do ensino, no primeiro semestre todas as escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal receberam 740 tabletes, que irão beneficiar cerca de 1,7 mil alunos dos quintos e nonos anos, extensivo a todos os alunos do Ensino Fundamental. Os equipamentos da marca Sansung, de última geração, foram adquiridos da empresa TES Tecnológica, em um investimento da Prefeitura de Botucatu de R$ 1,4 milhão.

Segundo a secretária municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, o envolvimento dos educadores nesta capacitação foi imprescindível para que toda essa estrutura e investimento realizados alcancem seu objetivo, ou seja, o aprendizado do aluno.

“Os recursos tecnológicos tem um potencial promissor no aprendizado e na aquisição do conhecimento. Assim, faz-se necessário que os profissionais continuem sendo orientados e capacitados para esse projeto alcançar todo seu potencial, e para isso a equipe do T.I. (Tecnologia da Informação) fará o acompanhamento de toda essa ação”, conclui.