16 JUN 2015
Plano Municipal de Educação de Botucatu é aprovado por unanimidade na Câmara

Com o plenário “Vereador Izidoro Jaqueta” tomado por profissionais da Educação, o Projeto de Lei que instituiu o Plano Municipal de Educação (PME) de Botucatu, para o decênio 2015-2025, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal. A votação aconteceu nesta segunda-feira (15) em sessão extraordinária. O PME segue agora para sanção do prefeito João Cury Neto para que possa entrar em vigor.

A secretária municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, destacou em tribuna o caráter democrático do processo de construção do Plano Municipal de Educação e parabenizou toda a equipe pela condução do processo.

“O nosso maior desafio foi articular os diversos segmentos e instituições ligadas à Educação na elaboração do Plano, onde Botucatu conseguiu cumprir o prazo e agora tem o primeiro Plano Municipal de Educação de sua história, e que tornará, através das suas diretrizes, a Educação botucatuense ainda mais inclusiva e de qualidade”, avalia.

O trabalho da Comissão Organizadora e do Conselho Municipal de Educação (Comed) para o processo de elaboração do plano começou em fevereiro de 2015. Durante o processo de trabalho foram realizadas assembleias por modalidades (educação Infantil, ensino Fundamental I e II, educação Especial, ensino Médio e Superior), reuniões técnicas, reuniões do Conselho Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação.

Plano Municipal de Educação
O Plano Municipal representa um marco na história de Botucatu e faz parte das ações em prol de uma educação pautada na qualidade e no desenvolvimento social de todas as modalidades da educação, contemplando desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Ensino Superior.

Um instrumento norteador das políticas educacionais do município, cujos eixos reuniram diagnósticos, diretrizes, metas e estratégias para os próximos 10 anos da educação municipal, abrangendo todos os setores educacionais de Botucatu, contribuindo desta forma com a efetivação do acesso à educação.

As propostas do plano foram baseadas no Plano Nacional de Educação e consideradas pelos segmentos da educação, como necessárias para implantação e suporte às condições humanas, materiais e financeiras da rede educacional do Município, visando a garantia de um ensino de qualidade e a definição do rumo da educação nesses próximos 10 anos.

O PME tem metas que vão desde a educação infantil até a pós-graduação, passando pela gestão e financiamento e pela formação dos profissionais. Ele permite ampliar as oportunidades, partindo da educação infantil, passando pela educação em tempo integral, o crescimento das matrículas da educação profissional e tecnológica, a ampliação do acesso à educação superior. Para isso são muito importantes a valorização dos professores e o aumento dos investimentos em Educação.