15 JUN 2015
POLÍTICAS DE INCLUSÃO
Botucatu promove 3ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, na sexta (19)

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Políticas de Inclusão Social, promovem na próxima sexta-feira (19), das 8 às 16 horas, na Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), a terceira edição da Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. O tema central do encontro é “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”. A última conferência havia sido realizada em março de 2012.

Os eixos temáticos a serem discutidos são os seguintes: “Identidade de gênero e raça, Diversidade sexual e geracional”; “Órgãos gestores e de instâncias de participação social”; e “Interação entre os poderes federados”. A Conferência Municipal irá reunir propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual, e, na sequência, para a etapa nacional. Esta última ocorrerá entre os dias 7 a 9 de dezembro deste ano, em Brasília. Também na etapa Municipal serão eleitos os delegados que representarão Botucatu na etapa estadual da Conferência da Pessoa com Deficiência.

“A conferência é um espaço de reflexão e discussão coletiva em torno dos mais variados temas relacionados à pessoa com deficiência. É uma oportunidade para que os profissionais, agentes públicos, familiares e as próprias pessoas com deficiência exponham suas impressões e sugestões para o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência”, afirma o secretário municipal de Políticas de Inclusão Social, Paulo Malagutte.

A 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Botucatu conta com a colaboração da Apae, Adefib (Associação dos Deficientes Físicos de Botucatu), Apape (Associação de Pais e Amigos de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais), Espaço São Micael, Arte e Convívio, e Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social).

Deficiência segundo o IBGE
Segundo dados do Censo 2010 (IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil, cerca de 24% da população declarou possuir alguma deficiência, grande dificuldade ou alguma dificuldade relacionada a visão, audição ou funções motoras.

Em Botucatu, segundo o mesmo levantamento [veja abaixo], 19,3 % da população, ou seja, 24.613 de um total de 127.328 habitantes, declarou possuir algum grau de deficiência ou grandes dificuldades relativas a visão, audição ou funções motoras.

População PCD em Botucatu ( Censo do IBGE 2010)
Deficiência Visual
Não consegue de modo algum - 362