22 ABR 2015
HABITAÇÃO
Prefeitura e CDHU sorteiam 71 casas do Nova Esperança

O Estádio Municipal João Roberto Pilan [Inca] recebeu na manhã do último domingo (19) o sorteio para famílias de baixa renda que ocuparão 71 casas do conjunto habitacional Nova Esperança, localizado no Distrito de Rubião Júnior, em Botucatu [confira aqui a lista de sorteados que inclui idosos, indivíduos sós e população geral]. O empreendimento é uma parceria entre a Prefeitura de Botucatu e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) vinculada ao Governo do Estado de São Paulo.

Ao todo o Nova Esperança recebeu 6.878 inscrições, divididas em: população geral; famílias com pessoas com deficiências graves; idosos, policiais civis e militares; agentes de segurança penitenciária, agentes de escolta e vigilância penitenciária; indivíduos sós, além de um grupo das moradias reservadas para famílias que vivem em áreas de situação de risco. Estima-se que entre 12 mil a 15 mil pessoas tenham comparecido para acompanhar o sorteio no Inca.

Na ocasião os participantes chegavam ao estádio e logo eram conduzidos a depositarem suas respectivas senhas em urnas de quatro diferentes cores. Além dos titulares, foram sorteados suplentes que formarão uma lista de espera de atendimento e serão chamados de acordo com a ordem de sorteio, em caso de desistência, desclassificação ou exclusão dos sorteados como beneficiários.

Esperança renovada - Dona Francisca Maria Duarte de Lima, de 65 anos, foi a primeira contemplada. Ela, que mora sozinha e atualmente paga aluguel de R$ 650 numa residência na Vila Éden, parecia não acreditar no presente que havia ganhado. “Nunca havia feito qualquer inscrição pra sorteios de casa como esse. Achava que não tinha chance”, confessa.

Kézia e David Queiroz, de 19 e 20 anos respectivamente, há pouco mais de um ano estão casados, mas ainda viviam de aluguel no Jardim Monte Mor. Acompanhados pela Dona Zilma, mãe de Kézia, o casal não escondia a emoção pela concretização da casa própria. “Trabalho numa empresa de cosméticos e ganho R$ 1.200. Quase metade da minha renda ia pra pagar o aluguel. Então vai ajudar muito pois agora estaremos pagando algo que será nosso”, comemora David.

Cristiane Bitencourt Leles Gomes, de 35 anos, também era misto de choro e sorriso pela emoção de ser sorteada. Ao lado do marido, a doméstica vive com uma renda de R$ 1.600, que se divide no aluguel de uma casa no Jardim Brasil, onde mora com três filhos. “É um sonho. Ainda não caiu a ficha”, afirma.

O prefeito de Botucatu em exercício, vereador e presidente da Câmara, André Rogério Barbosa [Curumim] esteve presente ao sorteio de casas do Nova Esperança, representando o prefeito João Cury Neto que se encontra em uma viagem ao exterior. “A gestão do prefeito João Cury encontrou um déficit habitacional muito grande em 2009, mas juntos conseguimos terminar o primeiro mandato com 1.434 casas entregues. Neste segundo mandato, até o momento, já foram mais 2.588 imóveis. E até o final de 2016 a meta da Administração Municipal é de entregar mais mil moradias populares”, enfatiza.

Pós-sorteio - Os sorteados receberam envelopes que traziam todas as informações e orientações sobre o processo pós-sorteio. Eles deverão comparecer junto à Secretaria Municipal de Habitação nos dias 28 e 29 deste mês, com horários já pré-determinados para que cada um leve sua documentação e comprove estar habilitado a participar do programa.

Para ter direito a uma das casas do Nova Esperança é preciso ter renda entre um e cinco salários mínimos; não possuir imóvel ou financiamento habitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social. Além disso, é preciso ser morador no Município há pelo menos três anos ou atestar que o chefe da família trabalhe em Botucatu, no mínimo, pelo mesmo período. Policiais devem estar lotados na Cidade e idosos devem comprovar idade mínima de 60 anos. Já indivíduos sozinhos precisam ter 30 anos ou mais.

Sobre o Nova Esperança - O investimento na construção do Nova Esperança é de R$ 6,7 milhões. A CDHU repassa os recursos financeiros para a Prefeitura, que doou o terreno e administra as obras. O novo bairro foi erguido ao lado do Residencial Caimã, no distrito de Rubião Júnior [Rua Doutor Walter Maurício Correa]. As casas terão dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 47,1m² de área construída.

Os imóveis serão entregues com piso cerâmico e laje em todos os cômodos, azulejos na cozinha e no banheiro, muro de divisa entre os lotes, passarela de acesso e instalação hidráulica preparada para receber aquecedor solar para água do chuveiro.

O prazo para quitar o financiamento habitacional será de até 25 anos. As prestações receberão subsídios do governo estadual, sendo calculadas de acordo com a faixa de renda de cada família. Assim, aquelas que ganham de um a três salários pagarão o equivalente a 15% do rendimento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação, a previsão é que o empreendimento seja entregue no próximo mês de julho.

Secretaria Municipal de Habitação

Rua General Telles, 663 - Centro