07 ABR 2015
Palestra em Botucatu aborda alternativa para captação de recursos federais a entidades do 3º setor

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Governo, em parceria com a Aliança - Integração de Organizações da Sociedade Civil, promove na próxima quinta-feira (9), às 15 horas, no auditório do Senac Botucatu, a palestra “Captação de Recursos Federais via Sistema de Gestão de Convênio (Siconv)”. O evento é direcionado a representantes de entidades do Terceiro Setor, ou seja, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e não governamentais, que prestam serviços de caráter público.

A palestra será ministrada por Elias Marcelo Sleiman, gestor de convênios da Prefeitura de Botucatu, e busca orientar gestores e colaboradores de entidades como utilizar o Portal dos Convênios do Siconv [www.convenios.gov.br/portal]. A ferramenta possibilita que as próprias ONGs participem da seleção para financiamento de diferentes projetos.

“As organizações sociais tem por prática a busca por financiamento para seus projetos. Esta palestra tratará de mais uma fonte de financiamento público como complementação aos repasses já existentes por outras esferas de governo. Trata-se de uma alternativa para a ampliar a captação de recursos e consequentemente ampliar as ações de desenvolvimento social no município”, complementa o assessor de Políticas de Inclusão Social da Prefeitura de Botucatu, Paulo Malagutte.

“Percebemos que muitas entidades buscam capacitações visando melhorias na oferta de serviços. Essa palestra vem justamente no encontro desta demanda e apresentará as ferramentas oferecidas pelo Siconv, ou seja, a possibilidade de acesso a recursos direto do Governo Federal”, comenta Jair Svícero, presidente da Aliança.

Para se ter ideia, em fevereiro deste ano, 39 entidades do Terceiro Setor de Botucatu firmaram 93 convênios junto à Prefeitura de Botucatu com atuação nas áreas de Assistência Social, Esportes, Educação, Saúde, Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa com Deficiência.

Numa primeira etapa, o total de recursos que serão repassados para o desenvolvimento das atividades supera a casa dos R$ 6 milhões, com perspectiva de ultrapassar os R$ 11,5 milhões ao longo de 2015. Eles devem beneficiar diretamente mais de 13 mil pessoas atendidas em projetos sociais na Cidade.

As entidades interessadas em participar da palestra desta quinta, no Senac, devem entrar em contato pelo e-mail aliança.btu@gmail.com. Outras informações pelo telefone (14) 9.9775-5246.

Senac Botucatu
Rua Dr. Raphael Sampaio, 85 - Boa Vista