07 NOV 2014
Alunos da Rede Municipal participam da avaliação do Saresp

Nos próximos dias 11 e 12 de novembro, cerca de 4.750 alunos da Rede Municipal de Ensino das 18 escolas municipais de Botucatu farão a prova do Saresp  (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de  São Paulo). Todos os estudantes serão avaliados nas competências e habilidades desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática.

Em 2014 participam alunos dos 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Para os 7º e 9º anos é acrescentada a disciplina de Ciências e para os 3º anos do Ensino Médio, conhecimentos de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química).

De acordo com Vânia Fioravante, coordenadora do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) da Secretaria Municipal de Educação, para a avaliação ser bem sucedida, a frequência dos alunos e a participação dos familiares são fundamentais.

“Com este envolvimento podemos traçar um perfil verdadeiro da rede municipal de ensino, verificando as competências e habilidades dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática e implantar politicas voltadas à melhoria do ensino no Município. Além da Língua Portuguesa e da Matemática também serão avaliados os componentes curriculares de Ciências e a realização de uma prova de redação”, ressalta.

“O Saresp não visa a avaliação dos alunos individualmente, mas de cada escola e segmento de ensino, sendo importantes, portanto, os resultados de desempenho de cada turma”, informa Vânia. “Os aplicadores das provas não são os mesmos professores que ministram aula na unidade escolar, e sim professores de outras unidades para que a avaliação tenha a mais completa isenção e veracidade”, complementa.

Para a secretária de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, esta prova serve como parâmetro para a educação municipal. “As avaliações externas nos dão indicadores de qualidade nos quais devemos nos aprofundar, pois apresentam em seus resultados os pontos positivos e os negativos, nos dando as diretrizes de como investirmos com assertividade”, argumenta.

“Convido aos pais de alunos que se envolvam nesse processo sério com suas presenças e estudos. Agradeço aos técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino, pelo comprometimento às provas de avaliação, para dar legitimidade aos resultados. Boa prova alunos!", conclui Alessandra.

Saresp
O Saresp é um dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp). Mais do que avaliar as escolas, o Saresp ajuda a monitorar e a traçar planos e metas para o ensino das escolas públicas paulistas.

Com base nos resultados do Saresp as equipes gestores das Unidades Escolares podem aperfeiçoar seus projetos pedagógicos identificando nesta avaliação as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Ele é aberto também à participação das redes municipais e escolas particulares por meio de adesão. Com a parceria, as provas aplicadas nas unidades administradas pelos municípios também são custeadas pelo Governo do Estado. Nesta edição, todas as 645 cidades paulistas terão representantes.

A partir de maio de 2015, os resultados da avaliação, por escola, estarão disponíveis para consulta no site da SEE/SP. No segundo semestre de 2015 serão divulgados o Sumário Executivo e os Relatórios Pedagógicos com a interpretação dos desempenhos alcançados em cada ano/série e disciplina avaliados no Saresp.