26 SET 2014
POLÍTICAS DE INCLUSÃO
Prefeitura de Botucatu adquire tecnologia para facilitar atendimento aos surdos

Hoje (26) é Dia Nacional do Surdo. Para marcar esta data, a Assessoria em Políticas de Inclusão Social da Prefeitura de Botucatu apresentou, em primeira mão, a um grupo de pessoas com essa deficiência da Cidade, uma nova tecnologia que irá facilitar o atendimento deste público.

Trata-se de um equipamento que permite aos surdos, através de um software de videoconferência, entrar em contato com uma central de atendimento com intérpretes de Libras [Língua Brasileira de Sinais]. Eles farão a intermediação da conversa entre a pessoa com deficiência e o servidor que o atende na Prefeitura. Como é um dispositivo móvel [tablet], pode ser utilizado em salas de reunião e facilmente conectado a projetores e televisores. O investimento da Prefeitura para disponibilizar esse tipo de serviço será de R$ 3.245 no ano.

“Esta é mais uma iniciativa que busca um atendimento mais adequado e acessível às pessoas com alguma deficiência. É o meio se adequando à necessidade das pessoas. Uma ação que se inicia no prédio da Prefeitura, mas que faremos força para que se estenda a outros ambientes no município”, garante o assessor Políticas de Inclusão Social, Paulo Malagutte.

“Com este sistema, pessoas com esta deficiência poderão passar ao servidor o que desejam ou buscam de informação do Poder Público. Isso torna o atendimento mais eficiente e adequado. Esta é mais uma ação dentre as tantas em andamento na Prefeitura para atender de forma digna as pessoas com deficiência”, reforça o secretário da Administração, Ricardo Salaro.

O último Censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que, até 2010, mais de 1.200 pessoas em Botucatu declaravam-se deficientes auditivos, seja em maior ou menor grau de intensidade.

Atividades na Praça do Bosque
Neste sábado (dia 27), na Praça do Bosque, serão realizadas atividades em comemoração ao Dia Nacional do Surdo. Um grupo de pessoas surdas irá entregar material com o objetivo de sensibilizar a comunidade para o atendimento das necessidades desta população. Também haverá apresentação teatral sobre as dificuldades encontradas pelas pessoas surdas por falta de comunicação no trabalho, na escola, no trânsito, entre outros espaços públicos.

Reconhecimento
O instrutor e interprete em Libras, Manolo Rodrigues Torres, produziu um vídeo no qual faz uma menção em reconhecimento pela luta em favor dos direitos da comunidade surda. “Hoje, dia 26 de setembro, é o Dia Nacional do Surdo. Nós da Prefeitura Municipal de Botucatu parabenizamos a todos vocês por essa data tão especial”, diz a mensagem na Língua Brasileira de Sinais.