22 ABR 2014
Aeroporto de Botucatu implanta serviço de informatização de pousos e decolagens

O Aeroporto Municipal Tancredo Neves de Botucatu passou a contar neste mês de abril com mais uma melhoria: o serviço de informatização dos registros de pousos e decolagens. Realizado de forma manual no passado, ele agora foi substituído por uma planilha digital, em que o piloto, ao chegar ao aeroporto, realiza o registro de seu voo.

Segundo o administrador do aeroporto, Paulo Renato da Silva, a implantação da planilha eletrônica é um grande avanço uma vez que em 95% dos aeroportos do país os dados ainda são lançados de forma manual, inclusive em alguns internacionais.

“Após constatarmos que dava para realizar a informatização deste serviço fomos até Piracicaba conhecer o sistema utilizado por eles e criamos o nosso. Antigamente como este serviço era feito de forma manual muitas vezes não dava para compreender os dados registrados pelos pilotos e até mesmo identificar o prefixo das aeronaves, o que ocasionava alguns problemas de cobranças dos voos”, explica.

Ainda de acordo com Paulo Renato, a informatização do serviço também proporciona a melhoria na arrecadação do aeroporto. “No outro método utilizado algumas vezes não conseguimos identificar alguns voos e muitos acabavam não sendo registrados. Com a implantação do novo serviço, todos os voos são registrados. Recebemos cerca de 200 voos por mês e todo esse serviço de informatização foi realizado sem custo para o poder público, pois foi implantado por mão de obra da própria Prefeitura”, enfatiza.

Outras melhorias
Desde que a Prefeitura de Botucatu assumiu a administração do Aeroporto Tancredo Neves, em abril de 2013, o local já recebeu diversas melhorias.

Entre elas está a instalação de câmeras de monitoramento na parte interna e externa do local; substituição de todos os móveis de acomodação na área de embarque; reestruturação do setor administrativo; trabalho de manutenção de toda área do aeroporto em parceira com a Secretaria Municipal de Obras; pintura de toda a parte interna e externa do espaço; regularização do estacionamento; Guarda Municipal 24 horas e a manutenção periódica do sistema de iluminação da pista (balizamento).

O administrador do aeroporto destaca que todas as melhorias foram feitas para atender a classe dos usuários que utilizam o local, pilotos e empresários. “Foram investidos nessas melhorias cerca de R$ 20 mil”, informa.