02 ABR 2014
Alunos do Segundo Tempo comemoram Dia do Circo

No último dia 27 de março foi comemorado o Dia do Circo e os alunos do programa Segundo Tempo em Botucatu não poderiam ficar de fora dessa festa. As crianças realizaram atividades circenses com apresentações, brincadeiras e caracterização facial.

Segundo Mara Ruiz, coordenadora do Segundo Tempo em Botucatu, durante todo o mês, os alunos aprenderam diversas atividades circenses como: andar de perna de pau, equilibrismo, números de mágica, atividades com bola, peteca, lenços, salto mortal e ponte.

“Entre todas as atividades realizadas, o que os alunos  mais gostaram foi a caracterização de palhaço. A alegria foi tanta que os professores e estagiários acabaram entrando na brincadeira, caracterizando-se com roupa de palhaço e maquiagem no rosto”, comenta.

“Durante este mês de março, o programa procurou ressaltar a importância de se resgatar esta cultura, pois as crianças quase nunca vivenciam os movimentos e com a programação de atividades aprenderam a história e costumes de um povo tão alegre e que todo adulto guarda na lembrança, um dia de circo na infância”, completa a coordenadora.

Sobre o Segundo Tempo
O programa Segundo Tempo é desenvolvido nas escolas de ensino fundamental de Botucatu desde Outubro de 2012, em parceria com o Governo Federal através do Ministério do Esporte. Tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte para promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Cerca de 1,5 mil crianças atendidas
Em Botucatu, o programa Segundo Tempo conta atualmente com 20 núcleos, atendidos por 20 professores de educação física e 20 monitores de atividades esportivas, que são responsáveis pela elaboração e execução dos planos pedagógicos e atividades junto aos alunos.

Hoje atende cerca de 1.500 crianças na faixa etária de 6 a 15 anos, no contra turno escolar, onde são oferecidas modalidades esportivas coletivas (basquete, handebol, futsal e voleibol), individuais (atletismo, dama e xadrez), além de atividades complementares como oficinas culturais e educativas.

Para participar do programa, basta a criança ou adolescente procurar um dos núcleos e preencher a ficha de inscrição. Os núcleos são as seguintes unidades escolares: Elda Moscogliato, João Queiroz Marques, Jonas Alves de Araújo, Américo Virgínio dos Santos, Paulo Guimarães, Angelino de Oliveira, José Antonio Sartori, Antenor Serra, Cardoso de Almeida, Francisco Guedelha (CRAS - Parque Imperial), João Maria de Araújo Júnior e Luiz Tácito Virgínio dos Santos.