10 MAR 2014
Eventos marcam Dia Internacional da Mulher em Botucatu

O Conselho Municipal de Políticas Públicas das Mulheres com apoio da Secretaria de Governo realizou neste fim de semana dois eventos com a finalidade de celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no último sábado, 8 de março.

As atividades deram visibilidade às ações do conselho e mobilizaram a população em torno de temas que contribuem para o fortalecimento das políticas públicas de proteção e valorização do importante papel que a mulher desempenha na sociedade.

No sábado, na Praça Emílio Pedutti (Bosque), foi montada uma grande estrutura para oferecer ao público uma série de informações e serviços. O evento foi realizado das 9 às 13 horas, com a participação de diversas secretarias.

A Saúde apresentou os programas e ações que voltados para a saúde da mulher. A Educação mostrou o resultado de um trabalho realizado junto às escolas que teve como tema os direitos da mulher. Além disso, também houve recreação para as crianças.

A Assistência Social informou à população presente sobre os programas que são oferecidos por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social).

A Secretaria de Governo, por meio das assessorias de Políticas de Promoção da Igualdade e Ações Afirmativas e da Acessibilidade e Inclusão Social, tratou das políticas de defesa dos direitos, igualdade e inclusão da mulher.

O Meio Ambiente esteve presente com dicas e informações sobre coleta seletiva e hortas domésticas. A Efac também ofereceu gratuitamente serviços de estética às participantes do evento. Outra atração que animou o público foi apresentação da Corporação Musical Dr. Damião Pinheiro Machado.

Plantio e caminhada
Durante o evento também foi realizado no local um plantio simbolizando o primeiro ano de atuação do Conselho da Mulher em Botucatu. Participaram da ação o prefeito em exercício Antonio Luiz Caldas Júnior; as conselheiras municipais; secretários, entre outras autoridades.

Já no domingo (9), em parceria com a equipe Marcha Lenta, foi realizada uma caminhada em comemoração ao Dia da Mulher. A concentração da atividade foi na quadra de esportes da antiga Fepasa, na rua José Barbosa de Barros, no Jardim Paraíso.

Os participantes seguiram até o campus da Unesp, na Fazenda Lageado e depois voltaram ao ponto de partida. A programação também incluiu apresentação de zumba, aferição de pressão arterial e exame de glicemia e distribuição de brindes.

Posse
As comemorações ao Dia da Mulher em Botucatu terão continuidade na próxima sexta-feira (14), às 20 horas, no salão social da Associação Atlética Botucatuense, onde acontecerá a posse da nova diretoria executiva do Conselho Municipal de Políticas Públicas das Mulheres.