13 SET 2013
Feira do Agricultor atrai mais de 3 mil em Botucatu

A terceira edição da Feira do Agricultor de Botucatu e região registrou a circulação de mais de 3 mil pessoas ao longo desta última quinta-feira (12), na propriedade Drago Ranch, próximo ao bairro Califórnia II.

O evento, realizado no formato de uma “mini-feira”, foi uma realização da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Prefeitura de Botucatu. Ele reuniu empresas do setor agropecuário com exposições de animais e demonstrações de serviços, produtos e máquinas agrícolas, associações, instituições financeiras, lideranças políticas, além de agricultores e familiares de Botucatu e região, que puderam desfrutar de um delicioso porco no rolete.

Na oportunidade também foi realizada a premiação do primeiro Concurso de Produtores Rurais Agroecológicos de Hortaliças de Botucatu, promovido pelo Senar, Casa da Agricultura e Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp.
A grande adesão e crescimento da festa fortaleceram ainda mais a ideia de que Botucatu possa organizar para os próximos anos uma verdadeira feira agropecuária que reúna boas oportunidades de negócios e seja mais um espaço de discussão dos rumos do setor.

“Em 2011 começamos esta feira com 500 participantes e hoje chegamos a 3 mil. Botucatu comporta uma feira como esta ainda maior. Temos mais de 1,5 mil propriedades rurais, com forte potencial nas culturas de laranja, eucalipto e cana-de-açúcar, e de poder atrair empresas ligadas a estes setores”, argumenta o diretor técnico da Cati Botucatu, Claudio Vivan Pinto.

Presente no evento, o prefeito João Cury Neto, se mostrou animado com o projeto de crescimento do evento e destaca o que o atual governo tem realizado ações contundentes para a mudança da qualidade de vida do homem do campo.

“Investimos mais de R$ 2 milhões na manutenção de estradas rurais, através do programa Melhor Caminho, do Governo do Estado. Também equipamos viaturas da GCM com GPS para agilizar a localização das propriedades rurais, que por sua vez estão identificadas com placas, projeto este ganhou o nome de CEP Rural e foi a campeã da categoria Inovação em Gestão Estadual, do Prêmio Mario Covas 2012. Isso são gestos concretos e que vêm de encontro aos desafios da área rural como melhorar o escoamento da produção, oferecer mais segurança à população do campo, sem deixá-la isolada do mundo, aumentando o acesso às tecnologias que são importantes para o seu dia a dia”, argumenta.