03 JUL 2013
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E TRABALHO
Unit forma mais 176 e passa de 2,5 mil qualificações em Botucatu

A Prefeitura de Botucatu por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento realizou na noite da última terça-feira (2) a formatura de dois cursos de qualificação da Universidade do Trabalhador (Unit) realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Caio Induscar e Guarda Mirim. A cerimônia foi realizada no polo 3 da Unit, localizada na Vila Nova Botucatu.

Na oportunidade se formaram 176 alunos nos cursos de Auxiliar de Montagem de Carroceria e Soldador MAG realizados no primeiro semestre deste ano na Unit 2, na Vila São Benedito. No caso do curso de Auxiliar de Montagem foram 132 alunos que completaram 90 horas de atividades teóricas e práticas, enquanto que outros 44 estudantes do curso de Soldador MAG preencheram 168 horas.

A formatura contou com a presença do prefeito de Botucatu, João Cury Neto; presidente da Câmara de Botucatu, Ednei Lázaro da Costa Carreira; secretário de Desenvolvimento, Edison Baptistão; secretário adjunto de Comércio e Serviços, Wellington Lopes; diretor do Senai Botucatu, José Maria Milani; Milton Mauro Caricati Devidé, administrador da Guarda Mirim; além dos alunos formandos e familiares.

Segundo Gislaine Santos, responsável pelo setor de treinamento de Recursos Humanos da Caio Induscar, também presente ao evento, informou que das 176 pessoas que participaram destes cursos da área industrial quase 70 já foram contratadas pela empresa encarroçadora de ônibus.

“É um prazer para nós da Caio estarmos aqui nesta formatura com os alunos. Este é um ano privilegiado no qual a empresa está em processo de crescimento e expansão e isso é muito bom. Pois, além dos alunos já contratados vários passaram pelo processo de seleção e estão aguardando vaga ou estão em andamento”, relata.

Somente neste ano a Prefeitura de Botucatu investiu R$ 106.200,00 para a contratação de cursos de qualificação junto ao Senai. Para o segundo semestre há mais sete outros cursos engatilhados que deverão ser preenchidos por cerca de 150 pessoas, jovens e adultos, principalmente desempregados e que buscam uma recolocação no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Para o diretor do Senai Botucatu, José Maria Milani,  esta solenidade de entrega de certificados é a coroação de todo trabalho realizado. “Fico muito feliz de saber que vários alunos que participaram dos cursos já estão empregados. Isto nos estimula a continuar com este trabalho sério que vem sendo realizado junto com a Prefeitura de Botucatu, uma importante parceria”, destaca.

O secretário de Desenvolvimento, Edison Baptistão, classificou que esta formatura contempla uma de muitas missões do poder público: oferecer qualificação e dignidade para o cidadão botucatuense. “Além de parabenizar os alunos pela conclusão desses cursos também tenho que cumprimentar nosso prefeito que faz parte desse projeto que dá dignidade e qualificação para que o cidadão botucatuense possa desenvolver suas atividades”, salienta.

Em seu discurso o prefeito João Cury Neto, destacou que em dois anos e meio mais de 2.500 pessoas foram qualificadas pelas três unidades da Universidade do Trabalhador em Botucatu. “Isto significa uma média de mais de uma pessoa por dia sendo qualificada pelo poder público com importantes parcerias. Podemos chamar de uma política pública de desenvolvimento já que é o dinheiro dos impostos que estão sendo investidos diretamente nos cidadãos por meio de cursos de qualificação. O que transforma e dá dignidade as pessoas é o emprego e é para isso que o poder público deve trabalhar 24 horas”, enfatiza.

Nomeação da Unit 3 - Durante a formatura também foi realizada a nomeação do prédio da Unit 3, que passa a ser chamada “Moacir Fernandes”. O homenageado nasceu no dia 10 de março de 1939, no distrito de Vitoriana, Botucatu. Foi casado com Ana Maria Aparecida Cassetari Fernandes com quem teve cinco filhos: Ana Cristina, Moacir Filho, Antônio Cesar, André e Ana Claudia. Contribuiu para a ascensão do setor automotivo na Cidade, pela competência e serviço de alto padrão da sua oficina.

Unit I
(Polo Comércio e Serviços)
Rua Moraes de Barros, 397 - Centro

Unit II
(Polo Industrial)
Rua Francisco Lyra Brandão, 1.321 – Vila São Benedito.

Unit III
(Polo Automotivo)