17 DEZ 2012
HABITAÇÃO
1955 visualizações
Botucatu ganha mais 529 casas populares e terá novo conjunto com 330 unidades

A chuva que caiu sobre Botucatu no último sábado (15) não intimidou as centenas de famílias que formaram fila para pegar as chaves do maior sonho delas: a casa própria. Mais 529 unidades habitacionais populares dos módulos II e III do Residencial Maria Luíza foram entregues, em cerimônia oficial, através da parceria entre Prefeitura, Pacaembu Construtora, Caixa Econômica Federal e Sindicato dos Empregados no Comércio. O empreendimento integra o programa “Nosso Sonho”, da Prefeitura de Botucatu e o programa “Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal.

No início de setembro, outras 287 já haviam sido inauguradas no primeiro módulo totalizando 816 moradias. Cada unidade conta com 42,45 m² e está dividida em sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. O acabamento das casas possui laje, banheiro azulejado e piso cerâmico em todos os compartimentos – exceto a área de serviço.

Foram contempladas com as casas famílias que possuem renda entre três e seis salários mínimos. A expectativa é que esse novo bairro que surge na região Sul da Cidade reúna em torno de 3,2 mil pessoas.

O Residencial Maria Luíza está localizado na Rodovia Gastão Dal Farra, s/n°. A área já está asfaltada e arborizada, pronta para morar. Outro fator fundamental é que a documentação está totalmente legalizada.

Desafios e sonhos realizados - O secretário municipal de Habitação, Edson Bertani, agradeceu em nome do Poder Público todos os agentes que ajudaram na viabilização do projeto e destacou o planejamento organizado em prol do surgimento do novo bairro. “Tudo isso foi pensado já definindo os espaços para futuras creche e escola, posto de saúde, linhas de ônibus, infraestrutura, enfim, todos os equipamentos públicos necessários para que esse bairro seja referência de qualidade de vida em Botucatu”, disse.

O prefeito João Cury Neto, além da placa de inauguração, descerrou outra placa de homenagem aos mais de 400 operários que trabalharam na obra do Maria Luiza. Falou da prioridade dada à área da habitação na sua gestão e relembrou o compromisso feito ano passado, lançando um novo desafio: “Honramos o compromisso de entregar uma casa para cada dia de governo nosso [2009-2012], mas agora eu lanço uma nova meta que é de construir duas casas para cada dia da nossa administração até o final de 2016, ou seja, quase 3 mil casas. Queremos ser reconhecidos como o governo que mais construiu moradias populares em Botucatu. E casa é dignidade, é mais do que um valor material. É proteção à família”, colocou.

Ao final da cerimônia, o padre Orestes Gomes Filho realizou uma benção ao novo conjunto habitacional e deixou uma mensagem positiva às famílias que lá irão morar. Famílias como a de dona Marinalva (53) e Sebastião Boldrin (56). Casados 31 anos, há 25 pagam aluguel. “Já mudamos de casa umas sete vezes, estamos cansados dessa vida de ciganos”, dizia a dona de casa. “Não vejo a hora de entrar na minha casinha, vou deitar e rolar”, brincava Sebastião.

O vigilante Paulo Sérgio da Silva (37) e a atendente Vanessa Cristina de Andrade (25) estão juntos há sete anos e garantem que não poderiam ter um presente de Natal melhor. “Pagamos R$ 300 de aluguel numa casa minúscula e agora vamos pagar pouco mais do que isso para ter uma casa maior e que é nossa mesmo. Está tudo arrumado para a mudança”, dizia Paulo.

Já Priscila Pedroso da Silva (31) comemorava a conquista das chaves e o aniversário de dois anos da filha Nataly. Ao lado do companheiro Rederson Leite da Silva (28), a comerciária conta que o caminho até a assinatura do contrato de financiamento teve alguns obstáculos. “Tínhamos 30 dias para apresentar toda a documentação. Meu marido até ganhava o exigido para o financiamento, mas ele era registrado com um salário menor na carteira de trabalho. Ainda bem que a empresa onde ele trabalha acertou a situação dele a tempo”, comemora.

Jardim do Bosque - Na oportunidade também foi lançado o Residencial Jardim do Bosque. O empreendimento estará localizado entre os residenciais Santa Maria e Maria Luíza, às margens da rodovia Gastão Dal Farra.

Serão 330 casas divididas em dois módulos. Cada unidade terá 43,74 m² e contarão com uma sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Os imóveis são entregues com laje, banheiro azulejado e piso cerâmico em todos os compartimentos – exceto a área de serviço.

Eduardo Almeida, diretor do Grupo Pacaembu, explica que o empreendimento será entregue totalmente legalizado, com toda infraestrutura pronta, inclusive asfalto e arborização. “Cada unidade habitacional entregue concretiza o sonho da casa própria de milhares de brasileiros, por isso temos muita satisfação em lançar mais um empreendimento de qualidade”, acrescenta.

Os interessados em se inscrever deverão comparecer à  Rua Cardoso de Almeida, n° 960 – Centro, das 9 às 17 horas. Para o cadastro é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de renda e de endereço. Para mais informações entre em contato pelo telefone: 0800-7302020.