13 DEZ 2012
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E TRABALHO
Senai forma alunos pelo programa Via Rápida Emprego

Na última terça-feira (11), o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial “Luiz Massa”, realizou em Botucatu a cerimônia de formatura dos 41 alunos dos cursos promovidos na instituição de ensino pelo programa Via Rápida Emprego, do Governo do Estado de São Paulo. Ele é viabilizado por meio da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em parceria com os poderes públicos municipais.

Em Botucatu, foram quatro cursos oferecidos no Senai em 2012: Eletricista Instalador, Soldador Eclético, Modelagem Industrial e Noções Básicas de Chapeamento Aeronáutico. Eles foram realizados durante o segundo semestre, com carga horária igual a 160 horas, e contaram com alunos com faixa etária entre 18 e 50 anos.

Segundo Ivan Roberto Fontes, agente de treinamento do Senai, é provável que haja um novo programa no próximo ano. “A Prefeitura já está em contato com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento para viabilizar novos cursos e um aumento de vagas para 2013”, adianta.

Com essa e outras iniciativas já foi possível capacitar cerca de 3,9 mil pessoas em Botucatu desde 2010 e isso está refletindo no mercado. Em dezembro de 2008, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o Município contabilizava 32.751 pessoas com emprego formal, ou seja, com carteira de trabalho assinada.

Até agosto de 2012, esse montante já era de 37.975, isto é, mais de 5,2 mil novas pessoas empregadas. A área de serviços é a que mais cresce e hoje emprega mais de 13 mil em Botucatu, seguida pela indústria, com 11,7 mil, e comércio, com 7,6 mil profissionais.

O secretário adjunto da Indústria de Botucatu ressalta que a intenção do Poder Público Municipal é ampliar as parcerias com entidades públicas e privadas em prol das pessoas que buscam trabalho. “Em quatro anos conseguimos abastecer o mercado de trabalho com profissionais mais qualificados, que por sua vez tiveram acesso a cursos de qualidade, gratuitos, e alguns até com auxílios financeiros como é o caso do programa Via Rápida, do Governo do Estado. Essa luta do emprego e da qualificação profissional é um compromisso deste governo e que não deve parar jamais”, salienta.

Os interessados em participar de algum curso de qualificação viabilizado pela Prefeitura podem entrar em contato pelos telefones 3811-1488 e 3811-1449, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, alocada no prédio da Prefeitura de Botucatu [Praça Pedro Torres, 100 – Centro].

Centro de Treinamento Senai “Luiz Massa” – Educação e Tecnologia

Praça Rotaty Clube, 90 – Jardim Reflorenda – Botucatu, SP