20 AGO 2012
Botucatu é contemplada com o programa “Mais Educação”

A Secretaria Municipal de Educação recebeu na manhã da última quinta-feira (15), Lucenir de Andrade Pinheiro, técnica do programa “Mais Educação” do Ministério da Educação. Ela fez a apresentação do programa e a capacitação para os diretores e coordenadores das escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e representantes das Secretarias de Educação de Bauru e Jau.

Segundo Vânia Cristina Fioravante, secretária-adjunta da Educação,o Mais Educação terá inicio no mês de setembro e beneficiará cerca de 1.600 alunos de 16 escolas municipais. “Os estudantes receberão educação em tempo integral, com a implantação de atividades de letramento, matemática, teatro, leitura e produção teatral, banda/fanfarra, atletismo, futsal, xadrez tradicional, vôlei e natação entre outros”, explicou.

Vânia Fioravante salientou a preferência de investir mais no pedagógico, de forma a melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem dos estudantes da rede municipal. “O programa visa fomentar, por meio de sensibilização, incentivo e apoio, projetos ou ações de articulação de politicas sociais e implementação de ações socioeducativas oferecidas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens”, completa.

De acordo com Magda Regina Troncarelli, coordenadora do Mais Educação, pela Secretaria Municipal de Educação, as escolas receberão recursos específicos para o programa. “Os diretores das Unidades de Ensino participantes poderão planejar os gastos referentes a aquisição de materiais pedagógicos, esportivos e materiais tecnológicos atualizados, além da contratação de monitores, onde poderemos dar oportunidade trabalhos voluntários à comunidade local. A Merenda Escolar receberá recurso próprio para complementar a alimentação dos alunos no período das atividades, enfatizou.

Sobre o Mais Educação – Ampliar espaços, tempos e oportunidades educativas; ofertar novas atividades educacionais e reduzir a evasão, a repetência e distorções de idade-série, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer. Esses são alguns dos principais objetivos do programa Mais Educação, que visa qualificar a experiência educativa das crianças e jovens das escolas públicas de ensino fundamental.

Ele é coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi) e integra às ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e do Plano de Ações Articulada-PAR, que trata-se de uma estratégia do governo federal para a ampliação da jornada escolar. O programa é composto por sete macro-campos, referentes ao acompanhamento pedagógico; ao meio ambiente; ao esporte e ao lazer; aos direitos humanos e à cidadania; à cultura e às artes, à inclusão digital; à saúde, à alimentação e à prevenção.

A Secadi seleciona as escolas e as secretarias confirmam a escolha, de acordo com critérios pré-estabelecidos, e que aderiram ao compromisso “Todos pela Educação”. O Mais Educação tem a duração de 10 meses e é renovado anualmente.

A secretária Municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, abriu o evento dando as boas vindas aos municípios de Bauru e Jau que compartilharam com os gestores da rede municipal as informações do programa. É uma honra e alegria para o Município ter o privilégio de ser atendido ‘in loco’ por uma representante do MEC, enalteceu.