23 JUL 2012
HABITAÇÃO
Em Botucatu, nasce mais um bairro: Flora Rica

De mãos dadas, o casal Tais Teixeira Pinto e Anísio Celestino irão se lembrar pelo resto da vida da manhã do dia 21 de julho de 2012. Eles foram os primeiros de um total de 211 famílias a receberem as chaves da nova residência, que fica na Rua Benedito Matias da Penha, nº 680, Flora Rica. Este é o segundo bairro que Botucatu vê nascer em pouco mais de um ano. Em 21 de abril do ano passado, 407 casas já haviam sido entregues no Santa Maria, região Sul da Cidade.

O residencial, localizado próximo ao centro de Botucatu, possui unidades com 45,64 m² distribuídos em dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço em lote de área mínima de 200 m². O banheiro possui azulejo até o teto, cozinha com azulejo na parede da pia e há pisos cerâmicos em todos os ambientes, além de laje. O investimento total foi da ordem de R$ 15.814.450,00

No caso de Anísio, por exemplo, o cuidado foi ainda maior. Há oito anos ele se locomove apenas com cadeira de rodas depois de ter sofrido um acidente de carro. “Os engenheiros da construtora se preocuparam com a estrutura da casa para ele. As portas são mais largas, o banheiro é adaptado e a rampa de entrada está no nível do piso. Ficou muito bom”, atesta sua companheira, Tais.

Os imóveis foram entregues registrados, com a averbação da construção e infraestrutura completa com rede de água potável, esgoto sanitário, águas pluviais, energia elétrica, pavimentação, acessibilidade e paisagismo.

As casas também podem passar por ampliações, caso seus proprietários assim desejem. É o caso de Carolina Passarelli. A funcionária pública municipal está pensando em casar até 2013 e ao lado do namorado, Tiago, já pensa o que fazer na nova moradia. “Esta casa é muito prática, ótima para quem está começando uma vida de casado. Agora não tiramos a trena da mão para ver o que vai de decoração e o que podemos ampliar. Queremos um quarto e lavanderia maiores, mas o primeiro passo é construir o muro”, adianta.

O secretário municipal de Habitação, Edson Bertani, lembra que o Flora Rica nasce próximo a linhas de transporte público e em breve contará com um posto de saúde a disposição de seus moradores. “Esperamos que este bairro seja modelo para a Cidade”, completa.

Política habitacional - Os imóveis no Flora Rica foram viabilizados através da parceria entre Prefeitura, Pacaembu Construtora e Caixa Econômica Federal. As unidades se enquadram no programa Minha Casa Minha Vida que utiliza recursos oriundos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e são voltadas às famílias com renda de até seis salários mínimos (R$ 3.732,00).

Os subsídios neste caso podem chegar até R$ 17 mil por imóvel. Assim, os proprietários pagam prestações que irão variar, inicialmente, entre R$ 400 a R$ 600, dependendo de caso a caso, ou seja, valores que em muitos casos é menor do que de um aluguel. Mas nos próximos 25 anos, tempo máximo de quitação do imóvel, estas mesmas prestações serão decrescentes e poderão ser amortizadas, inclusive com o FGTS.

Além do Flora Rica e Santa Maria, Botucatu irá ganhar entre o segundo semestre de 2012 e primeiro semestre de 2013, mais 816 moradias que formarão o Residencial Maria Luíza, às margens da Rodovia Gastão Dal Farra, região Sul. Somados, esses investimentos totalizarão mais de 1,4 mil novas casas em Botucatu, apenas em parceria com a Caixa Econômica Federal em quatro anos. “Essa política habitacional do Município é muito interessante e tem dado muito certo aqui em Botucatu, onde já injetamos mais de R$ 95 milhões em financiamento. Nos sentimos com o dever cumprido, de ter ajudado toda essa gente a sair do fantasma do aluguel”, diz Geraldo Luiz Machado de Oliveira, superintendente regional da Caixa.

Cadastramento habitacional - Paralelamente à construção de novas moradias, a Prefeitura de Botucatu tem realizado desde o dia 3 de julho o cadastramento habitacional 2012, voltado a todos interessados em participar de futuros processos de seleção de projetos habitacionais viabilizados pelo Poder Público. Ele segue até 31 de agosto. Mais informações pelo site www.botucatu.sp.gov.br/habitacao.

Secretaria Municipal de Habitação

Rua Amando de Barros, 2.741 – Lavapés