19 JUL 2012
Festival de Inverno 2012: espetáculo traz ritmos da música brasileira, nesta sexta (20)

Nesta sexta (20), o Festival de Inverno 2012 recebe, no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”, o projeto musical “Fábio Leal Quarteto”, realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, pelo Programa de Ação Cultural – ProAc 2011.

O show terá início às 20h30. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com antecedência na bilheteria do teatro, sendo restritos a dois por pessoa.

O show – Vencedor do edital ProAc 2011 para circulação de shows, o projeto “Fábio Leal Quarteto” apresenta uma clara valorização da cultura brasileira, levando adiante as ideias e conceitos do legado deixado por grandes mestres e servindo como uma referência contemporânea para toda uma nova geração de músicos.

Neste trabalho, Fábio Leal conta com a participação do Trio Jabour, que lhe dá sustentação com levadas autênticas e muita capacidade de diálogo. Os músicos já se apresentaram no Sesc Piracicaba, no nono Festival Brasil Instrumental, em Campinas, e no Instrumental Sesc Brasil.

Composto somente por músicas autorais, o espetáculo tem duração aproximada de 70 minutos. Com todas as músicas alicerçadas nos ritmos brasileiros (samba, baião, choro, entre outros), o show passa por dois momentos distintos: um com espaço para improvisação e outro mais intimista, no qual Fábio explora o universo cancioneiro em peças solo de violão e guitarra.

O espetáculo conta com Fábio Leal na guitarra, Filipe Maróstica no baixo elétrico, Paulo Almeida na bateria e André Grella ao piano.

Histórico – Fábio Leal é músico, compositor e professor de música no Conservatório de Tatuí desde 2003. Tocou em importantes festivais, como o Festival de Jazz de Havana (Cuba) em 2002 e o Brasil Instrumental. Participou do projeto “Obra viva – Homenagem a Tom Jobim”, dirigido por André Marques e participações de Elza Soares, Thalma de Freitas, Max de Castro, Danilo Caymmi e Rosa Passos.

Além disso, o músico já foi contemplado pelos editais do SESI, BNB (Banco do Nordeste do Brasil) e atualmente realiza a divulgação do CD de seu quarteto em um projeto vencedor do edital PROAC-2011 para circulação de shows.

Já o Trio Jabour foi formado em 2007 por André Grella ao piano, Filipe Maróstica no baixo e Paulo Almeida na bateria e percussão. Os três músicos do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí se reuniam para tocar, influenciados pelo multi-instrumentista Hermeto Pascoal.

O trio tem um CD gravado, ainda sem data de lançamento, intitulado Água Nova, com participação especial de Vinicius Dorin.

Sobre o festival – O Festival de Inverno 2012, que teve início dia 12 e segue até 29 de julho, é uma realização da Prefeitura de Botucatu por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento contempla a população botucatuense com diversas atrações gratuitas de teatro, música, dança e circo.

Esse ano, o festival conta com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAc) e do Circuito Cultural Sesi 2012. As apresentações acontecem no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” de quarta a sábado, a partir das 20h30, e aos domingos, às 19 horas.

Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”

Praça Coronel Moura, nº 27, Centro