29 MAI 2012
POLÍTICAS DE INCLUSÃO
Pessoas com deficiência já podem tirar CNH sem precisar sair de Botucatu

Agora as pessoas com deficiência residentes em Botucatu podem obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem precisar sair do Município. Após iniciativa da Prefeitura, através da Assessoria em Políticas de Inclusão Social, e articulações junto à Associação das Autoescolas e ao Ciretran [Circunscrição Regional de Trânsito], o Detran-SP [Departamento Estadual de Trânsito] oficializou o cadastramento de uma Banca Médica Especial autorizada à fazer, na Cidade, avaliações para aqueles que buscam exame prático de direção veicular para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Anteriormente, os interessados eram obrigados a se dirigir até Bauru ou Sorocaba para ter acesso a este serviço.

Com a viabilização dos exames médicos, a primeira empresa que investiu na compra e adaptação de veículo para aulas específicas às pessoas com deficiência foi a Autoescola Central. O carro é certificado pelo Inmetro e conta com todas as especificações exigidas por lei. O preço a ser praticado em Botucatu para as aulas de direção voltadas às pessoas com deficiência deve respeitar os valores cobrados na CNH convencional, sem acréscimo de valores em função de ser um serviço especializado.

Em contrapartida, a Prefeitura de Botucatu busca identificar uma área, para que, em parceria com as autoescolas, seja viabilizado um espaço adequado e com segurança para as aulas das pessoas que venham a solicitar este serviço.

“Esta ação se faz importante não somente para as pessoas com deficiência, mas para todas aquelas que possuem algum problema de mobilidade. Qualquer ação que colabore com a mobilidade reforça a ideia de autonomia. Este é um conceito presente nesta iniciativa e que conta com a participação do poder público e privado na oferta de um serviço que atenda a todos”, afirma o assessor especial em Políticas de Inclusão Social, Paulo Malagutte.

Todo o passo a passo para a obtenção de CNH para portadores de necessidades especiais pode ser verificado no próprio site do Detran [www.detran.sp.gov.br].

Assessoria em Políticas de Inclusão Social

Prefeitura de Botucatu [Praça Pedro Torres, nº 100 – Centro]