20 MAR 2012
Violeiros apresentam clássicos do rock no Lageado, nesta quarta (21)

Na próxima quarta (21), a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), realizará o show “Moda de Rock”, com os violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, no projeto Lageado Cultural.  O evento acontecerá no auditório da FCA, campus da Fazenda Lageado, e tem início marcado para as 20 horas, com entrada franca.

O espetáculo é um dos trabalhos contemplados pelo ProAc (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura) e tem como objetivo apresentar clássicos do rock de grupos como Beatles, Led Zeppelin, Iron Maiden e Pink Floyd adaptados para a viola caipira, com o intuito de mostrar a potencialidade e versatilidade do instrumento que é tão associado à tradição da música brasileira.

O projeto dos dois músicos, integrantes do grupo Matuto Moderno, resultou no CD “Moda de Rock e Viola Extrema”, lançado em 2011, com shows em várias regiões do Brasil e Estados Unidos. A dupla também alcançou sucesso em programas de televisão, como no Programa do Jô (Rede Globo), Leitura Dinâmica (Rede TV) e Metrópolis (TV Cultura).

Os músicos – Ricardo Vignini é paulista e também um dos violeiros mais atuantes no Brasil. Produtor e pesquisador da cultura popular no sudeste, possui quatro CDs gravados com a banda Matuto Moderno, além do solo instrumental “Na Zoada do Arame”.

Vignini, que participou de diversos eventos sobre a viola no Brasil, já tocou e gravou com artistas como Pena Branca, Renato Teixeira, Almir Sater, Índio Cachoeira, Pereira da Viola, Ivan Vilela, Paulo Freire e Roberto Correa.

O mineiro Zé Helder gravou dois CDs solos: “A Montanha” (2004) e “No Oco do Bambu” (2009), com participações especiais de Ivan Vilela, Dani Lasalvia e Índio Cachoeira.

Além disso, foi o criador do curso de viola caipira no Conservatório de Pouso Alegre (CEMPA) e atualmente leciona o instrumento no Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos. O músico integra o grupo Matuto Moderno desde 2010.

Sobre o ProAc – O Programa de Ação Cultural pertence à Secretaria de Estado da Cultura e foi instituído em 20 de fevereiro de 2006 pela Lei nº 12.268. Entre os objetivos do ProAc estão o apoio e patrocínio a projetos de formação cultural e à renovação, intercâmbio, divulgação e produção artística no Estado de São Paulo.

Secretaria Municipal de Cultura

Campus da Fazenda Lageado (Unesp)

Portaria I: Rua José Barbosa de Barros, nº 1780

Portaria II: Rodovia Alcides Soares, Km 3