02 MAR 2012
Com prédio próprio, Escola de Educação Especial Nair Peres poderá atender mais alunos

A luta por uma Botucatu mais inclusiva ganhou uma aliada de peso. A Escola Municipal de Educação Especial “Professora Nair Peres Sartori”, que por vários anos funcionou em imóveis alugados e adaptados, ocupa agora um amplo prédio de 1.100 metros quadrados do antigo Colégio Gemini, adquirido pela Prefeitura em 2011. O investimento na aquisição e reestruturação do novo espaço passa dos R$ 2 milhões.

A inauguração realizada na manhã desta sexta-feira (2) foi marcada pela emoção e contou com a presença de autoridades públicas, representantes de outras entidades envolvidas com educação, além de pais e familiares de alunos da escola. Parentes da professora Nair Peres Sartori, que dá nome à escola, também foram homenageados na oportunidade.

De acordo com Vera Silvia Giacóia, diretora da unidade, atualmente são atendidos aproximadamente 80 alunos, mas a mudança para sede própria permitirá a ampliação da oferta de vagas em 50%. A escola foi criada em 1991, oferecendo atendimento especializado a crianças e adolescentes de 4 a 18 anos com atraso no desenvolvimento cognitivo, associado ou não, a comprometimentos motores, emocionais e sensoriais.

“Acho que poderemos receber mais 40 alunos, porque nosso antigo espaço nos limitava demais e não era o mais adequado. Agora contamos com 13 salas de aula mais amplas para a realização de oficinas de informática, música, artes, brinquedoteca, biblioteca, integração sensorial, entre outras ações”, informa.

A instituição divide-se em setor educacional e clínico. Conta com 14 professores, coordenadora , diretora, terapeuta ocupacional , fisioterapeuta, fonoaudióloga, cinco auxiliares de serviços gerais , auxiliar de escritório, atendente de creche e três estagiárias.

Esperança renovada

Há 21 anos, o neuropediatra Osiris Esteves Pinto, ao lado de sete famílias que tinham filhos com algum tipo de deficiência, formalizava a criação da Nair Peres, que teve como sua primeira sede o imóvel onde hoje se encontra a Secretaria Municipal de Transporte (Semutran), na Rua Amando de Barros. “Depois de um ano de criação já atendíamos 15 crianças. Ver hoje a Nair Peres em um local mais adequado e amplo nos enche de orgulho. É como plantar uma árvore, um dia ela cresce”, compara.

Para o secretário municipal da Educação, Narcizo Minetto Júnior, é preciso investir em educação especial na mesma proporção que é feita nas escolas comuns. “Adquirir o imóvel e trazer o Nair Peres para o antigo Gemini foi uma luta, uma das mais difíceis que a Educação enfrentou nos últimos anos. Mas hoje é também um dos dias mais felizes, particularmente falando, pois se trata de crianças especiais que querem uma oportunidade. A Nair Peres é sinônimo de amor, uma ponte entre os mundos da exclusão e aquele em que todos têm direitos, por isso não vou parar de lutar por essa educação que eu acredito”, ressalta.

A Câmara Municipal também teve papel importante no processo de aquisição do novo espaço da escola. “Eu e o vereador Tavares fizemos um requerimento sugerindo o prédio do antigo Gemini, no qual foi aprovado por todos demais parlamentares, e enviado ao prefeito. Acessibilidade e inclusão não podem ser apenas traduzidos em rampas nas calçadas, são espaços como este que estimulam essa ação afirmativa”, afirma o presidente da Câmara, André Rogério Barbosa [Curumim].

O prefeito João Cury Neto lembrou que um dos compromissos da atual Administração Municipal é justamente fortalecer a política pública voltada à inclusão. Prova disso é que desde 2009 a Prefeitura de Botucatu conta com uma Assessoria de Políticas de Inclusão, estrategicamente instalada ao lado de seu Gabinete, e que hoje é comandada por Paulo Malagutte.

O Chefe do Executivo se emocionou durante a cerimônia e fez questão de anunciar que a Escola Nair Peres Sartori é um dos orgulhos na área da educação municipal. “Hoje a Nair Peres é uma escola de verdade, provando que aquilo que é público deve ser igual ou melhor do que o privado. Este é o conceito que estamos aplicando”, reforça.

Cury ainda afirmou que neste ano irá resolver de vez os problemas encontrados no transporte público escolar, principalmente no que tange ao atendimento dos deficientes. Outros investimentos às pessoas com necessidades especiais também serão realizados pelo Poder Público. “Terei uma reunião com o governador sobre a construção do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, que ficará na antiga Brashidro. Já ao lado do Ginásio Municipal será construído um moderno Centro Paradesportivo, voltado ao treinamento e aperfeiçoamento de atletas com deficiência”, destaca.

Serviço

Para uma criança ou jovem ser atendido pela Escola Especial Nair Peres basta que os pais ou responsáveis agendem uma avaliação. A unidade educacional está localizada Rua Dr. João Queiroz Reis, 420  - Vila São Judas Tadeu. Mais informações pelo telefone 3814-3464.