30 JUN 2011
Ministério da Saúde elogia processo de instalação do Samu em Botucatu

Uma equipe de técnicos do Ministério da Saúde esteve em Botucatu, nesta quinta-feira (30), para fazer uma avaliação final do processo de instalação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no município. O grupo foi recebido pela assessora de Saúde, Tânia de Cássia Gasparelo e pelo coordenador do Samu, José Martins Neto.

Passaram pelo crivo dos representantes do Governo Federal desde os uniformes e equipamentos comprados pela Prefeitura, passando pelas instalações escolhidas para o funcionamento do serviço até chegar ao treinamento dos profissionais.

“A avaliação foi extremamente positiva. Citaram, inclusive, que existem municípios com melhores condições financeiras que não tiveram o mesmo capricho que eles encontraram aqui. Ficamos muito felizes porque os técnicos disseram que não esperavam menos que isso de Botucatu. Isso mostra que eles nos têm em alta conta”, comemora Tânia.

Segundo ela, resta agora a pintura do prédio de acordo com o padrão estabelecido para o Samu. O serviço funcionará provisoriamente nas dependências do antigo ARE (Ambulatório Regional de Especialidades), na Avenida Santana. Nesta sexta-feira será feita a instalação dos equipamentos e na próxima quarta-feira (6) a equipe técnica do DATASUS estará em Botucatu para treinar a equipe da Central de Regulação para alterar o sistema de informação com o qual vão trabalhar.

“Depois disso, bastará que a arquiteta do Ministério da Saúde dê o aval final para que possamos colocar o serviço em funcionamento, ainda dentro do mês de julho”, declara Tânia.

Nesta sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Anfiteatro C da Central de Aulas da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, uma equipe do Ministério da Saúde fará o treinamento de 70 profissionais que atuarão na regulação médica do Samu.