09 JUN 2011
Jardins Peabiru e Cristina receberão visitas de orientação sobre dengue

Neste final de semana [11 e 12], a partir das 9 horas, agentes de saúde da Prefeitura de Botucatu, acompanhados por alunos, docentes e funcionários da Unesp (Universidade Estadual Paulista) farão visitas domiciliares a população que mora na região de abrangência das Unidades de Saúde dos Jardins Peabiru e Cristina, setor Leste do Município. A ação faz parte do Programa de Educação para o Trabalho (PET) – Saúde, do Governo Federal que visa integrar as áreas de ensino e serviço com a comunidade.

O trabalho prevê, além da entrega de folhetos informativos, a aplicação de um questionário com objetivo de analisar o conhecimento da população sobre os cuidados que devem ser mantidos durante todo o ano para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue nos períodos de chuvas mais intensas. Mesmo em tempos de estiagem, os ovos do aedes aegypti podem permanecer nas bordas e laterais destes objetos. Em contato com a água, eles podem eclodir e, assim, surgir novos mosquitos potenciais transmissores da dengue.

“Essa região foi escolhida para realizarmos esse trabalho porque é uma com um dos maiores índices na Avaliação de Densidade Larvária (Índice de Breteau) em Botucatu realizado no início deste ano, quando foi constatado que para cada cem imóveis visitados pelos agentes de saúde 4,7 encontravam-se larvas do mosquito. É um número elevado porque o resultado preconizado como satisfatório pela Organização Mundial de Saúde deve ser inferior a 1.0. A pesquisa se fará necessária, inclusive, para que o Poder Público possa planejar e desenvolver atividades específicas junto à comunidade”, informa Valdinei Moraes Campanucci da Silva, supervisor da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS).