09 JUN 2011
Nesta sexta [10] ‘Ônibus Oftalmológico’ oferecerá novos atendimentos

Nesta sexta-feira [10] a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp, realizará novas consultas através do projeto “Ônibus Oftalmológico”.

O atendimento gratuito, levado através de um ônibus totalmente equipado, acontecerá das 8 às 14 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Antenor Serra”, localizada na Rua Dr. Jaime Almeida Pinto, 710, no Jardim Reflorenda. Neste dia serão beneficiados pacientes da Unidade Básica de Saúde [UBS] da Cohab I e Unidade de Saúde da Família [USF] do Parque Marajoara.

Já no dia 13, das 8 às 14 horas, o atendimento será no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Mário Covas Júnior”, localizado na Rua Maria Joana Félix Diniz, 1.585, Vila Auxiliadora. Na oportunidade as avaliações médicas oftalmológicas serão direcionadas aos pacientes agendados da Policlínica Central e Unidade Básica de Saúde [UBS] da Vila Jardim.  São esperados, no total, 754 pacientes: 223 da Cohab I; 152 do Parque Marajoara; 197 na Vila Jardim; e 182 usuários da Policlínica Central.

Entre os serviços a serem oferecidos estão a realização de testes de refração, de pressão intraocular e fundo de olho. Eles podem identificar possíveis casos de glaucoma, hipertensão intraocular e catarata que, por ventura, os pacientes ainda não saibam. Uma vez identificada às doenças, os pacientes são encaminhados para o Ambulatório de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, ou dada a gravidade do caso, ao Pronto Socorro de Oftalmologia do HC. Após as consultas, caso o paciente necessite do uso de óculos, poderão ser fornecidas armações aos que mais precisam.

Em dezembro do ano passado foi a primeira vez que o ônibus atendeu a população. Na época haviam sido atendidas, pelo projeto, mais de 270 pacientes das Unidades Básicas de Saúde [UBS] da Cecap e Vila São Lúcio e Unidades de Saúde da Família [USF] do Parque Marajoara e do Jardim Santa Elisa.  No mês de março deste ano, o ônibus levou atendimento gratuito a outras 265 pessoas em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Angelino de Oliveira”, na Vila Antártica.

Os próximos pacientes a serem contemplados com o Ônibus Oftalmológico serão os usuários das unidades de saúde do Jardim Cristina e Jardim Peabiru, respectivamente em julho e agosto, no Ginásio Municipal.