04 MAI 2011
Prefeitura e ONG realizam palestra para a prevenção da Hepatite C

Com objetivo de levar informação aos servidores públicos municipais e à comunidade em geral, a Prefeitura da Gente de Botucatu realizará importante palestra sobre prevenção e combate da Hepatite C. O evento será realizado no dia 11 de maio, às 19h30, no Auditório do Colégio La Salle (Praça D. Luiz Maria de Santana, 272). A palestra ficará a cargo de Francisco Martucci, presidente da ONG C TEM QUE SABER C TEM QUE CURAR (www.ctemquesaber.com.br).

A Hepatite C atinge 4 milhões de pessoas no Brasil e a maioria delas não sabe estar infectada por conta da ausência de sintomas da doença. Durante o evento serão distribuídas cartilhas instrutivas que mostram as melhores formas de prevenção, grupo de risco, entre outras informações. Os participantes também terão a oportunidade de fazer o teste rápido com prévia agenda.

A doença - Descoberto recentemente, 10 anos depois da identificação do vírus da AIDS, o vírus da Hepatite C já contaminou entre 170 e 200 milhões de pessoas no mundo. Esse dado, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é superior ao número dos contaminados pelo vírus da AIDS. No Brasil, o Ministério da Saúde admite que quase 3% da população podem estar contaminados.

A Hepatite C é causada por um vírus que ataca o fígado de forma lenta e silenciosa, sem sintomas físicos para o portador. O vírus quase sempre destrói o fígado da pessoa contaminada, ocasionando, na maioria das vezes, cirrose e câncer hepático. A evolução do dano hepático é diferente para cada indivíduo, podendo levar até 20 anos para a manifestação da doença.

Transmissão - A Hepatite C é transmitida pelo sangue. Não há comprovação de contaminação por fluidos corporais, como saliva, suor, lágrimas, sêmen ou leite materno (a mãe contaminada pode amamentar). Não ocorre contaminação de Hepatite C por meio de abraços, beijos, ou pelo compartilhamento de pratos, copos, talheres ou roupas. A contaminação sexual é possível, porém muito rara (somente em casos de ferimento nos órgãos genitais).

São poucos os casos de novas contaminações, uma vez que a maioria das formas de transmissão está controlada. A maior fonte de contaminação do passado eram as transfusões sangüíneas, realizadas antes de 1993 (possibilidade hoje descartada pelos testes de sangue nos hemocentros). O compartilhamento de seringas e agulhas de injeção por uso médico também é coisa do passado, já que hoje se emprega material descartável, assim como aquela velha "pistola" de vacinação, que passava de braço em braço, com a mesma agulha.

Atualmente, os maiores fatores de risco de contaminação são pelo compartilhamento de utensílios empregados para o uso de drogas, injetáveis ou aspiradas, que representam dois terços das novas infecções, e acidentes com objetos perfuro-cortantes ou com instrumentos de manicure ou pedicure.

O portador de Hepatite C leva uma vida totalmente normal, pois a doença não apresenta riscos de contaminação na vida social, na família ou no trabalho. Porém, precisa ser tratada com os medicamentos Interferon e Ribavirina, para o controle e a cura da doença. Quando detectada precocemente, a Hepatite C tem tratamento, inclusive gratuito e o portador pode ser curado.