24 JAN 2011
Avenida Leonardo Villas Boas recebe nova iluminação

Na última sexta-feira [21], equipes da CPFL Paulista iniciaram mais uma etapa do programa Ilumina Botucatu. Depois da Avenida Professor José Pedretti Neto, região da Cecap, é a vez da Avenida Leonardo Villas Boas receber nova iluminação.

São 180 braços [o dobro do número atual] de luminárias em formato de “Y”, com lâmpadas de vapor metálico [cor branca] de 250 watts. Até a manhã desta segunda-feira [24] metade do serviço já havia sido concluída, o que permitiu àqueles que transitaram pela avenida durante o último final de semana poder comparar a nova com a antiga iluminação.

Tanto a Leonardo Villas Boas quanto a José Pedretti Neto fazem parte da chamada “linha branca” do programa de iluminação pública, que inclui também as avenidas Santana, Dom Lúcio, Dante Delmanto, Vital Brazil, Elevado Bento Natel e a Rua Major Matheus.

Esta rota servirá inclusive como guia aos motoristas que trafegam pela Cidade e desejam encontrar a saída para a Rodovia Marechal Rondon. “As vias que receberem esta iluminação do tipo branca automaticamente se revitalizam. Garantem mais conforto e segurança às pessoas que passeiam por elas à noite”, ressalta o prefeito João Cury Neto.

Escolas iluminadas - Paralelamente, a CPFL Paulista prossegue com a instalação de novos braços de luz em todo o entorno das 35 escolas de Botucatu. Neste caso, as novas lâmpadas são de vapor de sódio [cor amarela] de 250 watts. Até então as lâmpadas utilizadas nos postes no entorno das escolas chegavam a 125 watts, ou seja, tinham apenas a metade da potência em comparação com a nova iluminação.

Já foram beneficiadas as seguintes unidades: escolas estaduais Sophia Gabriel de Oliveira (Cohab 1), Dom Lúcio (Vila dos Lavradores), Cardoso de Almeida (Centro), Professor Francisco Guedelha (Parque Marajoara); as escolas municipais Américo Virgílio dos Santos (Cecap), Dr. Cardoso de Almeida (Centro), João Rosseto (Rubião Júnior), Jonas Alves de Araújo (Comerciários), Luiz Carlos Aranha Pacheco (Jardim Paraíso) e Nair Amaral (24 de Maio); além dos Centros de Educação Infantil (CEIs) Luiza de Campos Avellar Pires (Lavapés) e Professor João Queiroz Marques (Vila Assumpção).

De acordo com cronograma da CPFL Paulista, os serviços dever ter sequência na escola estadual João Queiroz Marques (Rubião Júnior) e na escola municipal de ensino fundamental da Vila São Lúcio, localizada na Rua Capitão Alberto Mendes Júnior.

Sobre o Ilumina Botucatu - O Ilumina Botucatu é o maior plano de iluminação pública da história do Município. Ele contempla investimentos em expansão, substituição e eficientização dos atuais pontos de iluminação pública e está orçado em R$ 1.866.000,00.

O programa prevê a substituição de 1.312 pontos de iluminação de vapor de mercúrio para vapor de sódio, principalmente na região periférica da Cidade e Distritos.

No canteiro central do Largo da Catedral, no trecho das ruas Velho Cardoso e Monsenhor Ferrari, serão instalados oito postes ao estilo “veleiro”, com quatro luminárias cada e lâmpadas de vapor metálico de 250 watts.

Além da linha “branca”, Botucatu também terá a chamada linha “amarela”, com lâmpadas de vapor de sódio de 250 watts, que será implantada ainda em 2011 nas rodovias Domingos Sartori e Antônio Butignoli [vias de acesso à Unesp], João Hipolyto Martins [Castelinho], Gastão Dal Farra e trevo de acesso à ITE.