03 JAN 2011
Com investimentos da Prefeitura, PS do Sorocabana atende melhor a população

Reinaugurado e estruturado em um novo espaço desde outubro de 2009 com a ajuda da Prefeitura de Botucatu, o Prontosocorro do Hospital Sorocabana nem de longe lembra o antigo local onde eram feitos os primeiros atendimentos de emergência. Hoje, em um local mais amplo (400 m²), reformado, com sala mais adequada para a espera de pacientes, além dos novos equipamentos, o dispositivo registra quase 300 consultas por dia, o dobro em comparação com 2008, e uma média de 70 internações por mês, volume bastante alto em relação há alguns anos. A realidade é que o PS do Sorocabana vive um novo momento, com atendimento de qualidade oferecido à população.

“Alguns problemas existem em horários de pico, uma vez que com a considerável melhora dos serviços, a demanda cresceu recebendo inclusive pacientes que antes eram atendidos no PS do Hospital das Clínicas”, lembra o secretário municipal da Saúde, Antonio Luiz Caldas Júnior.

De acordo com a administração do Hospital em Botucatu, até 2008 a Prefeitura repassava R$ 84 mil em recursos por mês, em média. A partir da nova administração municipal João Cury Neto/Profº Caldas a ajuda financeira ao Sorocabana mais que dobrou para R$ 210 mil/mês. “Antigamente as reclamações da população eram em cima do atendimento. Era comum não encontrar médico. Tínhamos apenas um clínico e muitas falhas nas escalas de plantão. Hoje temos dois clínicos pela manhã, outros três à noite e um ortopedista, serviço que antes não províamos. A Prefeitura transfere todos os recursos para pagar os salários destes profissionais e hoje podemos dizer que esta parceria é muito transparente”, compara Maria José Maschetti, diretora administrativa do Hospital Sorocabana.

Além de estabilizar a situação financeira do Hospital, foi possível absorver novos funcionários que hoje totalizam 140. “A Prefeitura também nos tem ajudado na compra de novos equipamentos e medicamentos. Através desta parceria foi possível oferecer a partir de setembro passado, juntamente com a Unesp, exames laboratoriais realizados aqui mesmo no PS. Também passamos por adequações exigidas pela Vigilância Sanitária. Com tudo isso conseguimos prestar um atendimento em melhores condições à população”, argumenta a Drª. Kelly Maria de Oliveira, diretora clínica do Sorocabana.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda disponibilizou uma ambulância a mais ao Hospital para transporte de pacientes. O estacionamento interno do Sorocabana também recebeu pavimento feito pela Secretaria Municipal de Obras. Já na área social, o Fundo de Solidariedade, presidido pela primeira dama Rachel Ferronato Cury, mantém constantes doações de alimentos e lençóis.

O Hospital Sorocabana tem 60 anos de existência em Botucatu. Ele recebe recursos municipais, estaduais e federais. Hoje mantém 74 leitos, sendo 58 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em uma avaliação feita no final de 2009 pela Secretaria Estadual da Saúde, o Hospital recebeu a nota 8,9, considerado excelente para os padrões do serviço de saúde pública.

Mas apesar de ter reestruturado o PS do Sorocabana, a Prefeitura busca incansavelmente a excelência no serviço de saúde pública em Botucatu. Por isso tem avançado nas tratativas com a Faculdade de Medicina da Unesp para definir o modelo de gestão do novo Pronto Socorro Municipal, localizado na Vila Assumpção, que deverá entrar em funcionamento nos primeiros meses de 2011. A nova unidade, assim como a instalação do SAMU, definitivamente contribuirão para a melhoria do atendimento de urgência e emergência que é oferecido no Município.

Hospital Sorocabana

Praça Alexandre Fleming, 11 – Vila dos Lavradores