23 DEZ 2010
Portaria libera recursos do Ministério da Saúde para Central de Regulação do SAMU

No último dia 9 de dezembro, o Diário Oficial da União publicou a portaria 3.899, assinada pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que destina recursos financeiros para a construção das instalações e aquisição de mobiliário e equipamento da rede e tecnologia da Central de Regulação Médica de Urgências do SAMU 192 Regional de Botucatu.

A verba, no valor total de R$ 212.847,21, será repassada em parcela única ao município, sendo R$ 100 mil destinados para obras no imóvel; R$ 16 mil para materiais e mobiliários e R$ 96.847,21 para serem empregados em equipamentos, tecnologia, informática e redes.

Temporariamente, a Central de Regulação do SAMU funcionará nas dependências do antigo ARE (Ambulatório Regional de Especialidades), na Avenida Santana, que passarão por pequenas adaptações, financiadas com recursos próprios da Prefeitura.

As provas do processo seletivo para preenchimento de mais de 50 vagas para profissionais que atuarão no SAMU aconteceu nos dias 18 e 19 deste mês. A previsão é que até meados de janeiro a equipe já esteja contratada, incluindo técnicos auxiliares de regulação médica (5), motoristas socorristas (10); médicos (16 vagas); enfermeiros em urgência/emergência móvel (6); técnicos de enfermagem em urgência/emergência móvel (10); e auxiliares de serviços gerais/lavadores de ambulância (5).

Os municípios que compõem o território de abrangência regional do SAMU são Botucatu, Anhembi, Areiópolis, Conchas, Pratânia e Pardinho. A população a ser coberta pela Central de Regulação está estimada em pouco mais de 173 mil habitantes.

Atendendo a portaria do Ministério da Saúde que fixa o prazo de máximo de 90 dias para que o serviço entre em funcionamento, a previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que isso aconteça em fevereiro de 2011.

O projeto prevê a instalação definitiva no prédio onde funcionou a Secretaria do Meio Ambiente, junto a antiga administração da Fepasa. Nessa obra que serão investidos os recursos (R$ 100 mil) do Ministério da Saúde.