22 DEZ 2010
Feira de Artesanato na Praça do Bosque vai até esta quinta [23]

Esta quinta-feira [23] é o último dia da Feira de Artesanato e Culinária da Cuesta, organizada na Praça Emílio Peduti [Bosque], no Centro de Botucatu. Ela, que está aberta desde o último dia 10, atende ao público das 9 às 22 horas. No local participam artesãos cadastrados junto à Subsecretaria de Turismo, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento. Além dos produtos produzidos artesanalmente, a feira conta com uma praça de alimentação.

De acordo com o secretário adjunto de Turismo, Fredi Pimentel, a estrutura montada foi a ideal e o nível das vendas tem sido ótimo. “Para os artesãos uma estrutura única foi a melhor solução para os dias de chuva. Na verdade, muitos que passavam pela praça em dias de chuva aproveitavam a tenda para se proteger, e no final das contas acabavam comprando muitos produtos. O certo é que iniciativas como esta, ainda mais próximas ao Natal, estimulam as vendas dos nossos artesãos e mostram que os itens por eles produzidos têm muita qualidade. Mas estudaremos melhorias para que as próximas feiras sejam ainda melhores”, esclarece.

Para a artesã Eunice Tonelli, que vende suas peças junto com duas amigas, a feira tem revertido um lucro significante. “Gostei muito da iniciativa. Fico aqui das 9 às 13 horas e nesse horário vendo bastante. Temos muito movimento durante o dia todo. A chuva atrapalhou, mas as vendas não caíram”, conta.

Já para João André, outro artesão local, o bom público que tem passado pela feira montada na Praça do Bosque tem sido surpreendente. “Tenho vendido bem. Já atingi o lucro que precisava ter com a feira. A chuva atrapalhou, mas a estrutura montada ajudou muito. Se tivéssemos com as barracas individuais, o estrago seria grande”, conta.

Apoio aos artesãos - A Subsecretaria Municipal de Turismo atualmente possui 414 artesãos cadastrados, sendo 337 de Botucatu e 77 de outros municípios da região como Pardinho, Bofete,Conchas, São Manuel, Pratânia, Itatinga, Paranapanema, Avaré, Bauru, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Cerqueira César e Iperó.

Por entender que o artesanato é uma digna fonte de renda a muitos autônomos, o Poder Público Municipal, além de incentivar as feiras, mantém espaços como as Casas do Artesão que têm o objetivo de fomentar a atividade artesanal para escoar a produção destes profissionais e ampliar seus postos de venda. O dispositivo proporciona oficinas para o aprendizado de novas técnicas e aprimora as já executadas.

Mais informações sobre o trabalho desenvolvido junto aos artesãos de Botucatu pelo telefone 3882-2900 ou 3882-1315.

Eunice Tonelli e seu trabalho à venda na Feira de Artesanato, na Praça do Bosque

João André ficou satisfeito com o número de pessoas que têm visitado a feira