08 NOV 2010
Atividades da Campanha Nacional da Diabetes começam nesta terça [9]

A Prefeitura de Botucatu, em parceria com a Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético [Abad], apoia a 13ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes que tem início nesta terça-feira [9] e segue até sábado [13]. A semana faz menção ao Dia Mundial da Diabetes, celebrado em 14 de novembro.

A campanha, dentro de sua programação, oferecerá diversas atividades abertas à população como palestra sobre o uso correto do glicosímetro [dispositivo usado para medir a concentração de glicose no sangue], exames de glicemia de jejum, aferição de pressão arterial, orientações nutricionais, entre outras.

O slogan da campanha deste ano, “Vamos controlar a diabetes já!”, é uma chamada a todos aqueles que sofrem com a diabetes, para que se atentem à necessidade de controlar a glicemia.

A campanha tem como objetivo estimular governos a implantar e fortalecer políticas de prevenção e controle da doença e de suas complicações; disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais; aumentar a conscientização dos sinais de alerta da diabetes e promover ações que incentivem o diagnóstico precoce afim de reduzir os principais fatores de risco da diabetes tipo 2 que podem ser modificados, além de reforçar a prevenção ou retardar o aparecimento de complicações da doença.

O Dia Mundial de combate a Diabetes conta com o apoio da ONU [Organização das Nações Unidas], que assinou em 2006 uma resolução que reconheceu a Diabetes como uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas.

Círculo azul

A Federação Internacional de Diabetes desenvolveu mais uma forma de chamar atenção para o problema. Um círculo azul deve iluminar pontos turísticos e prédios públicos, simbolizando a união pelo diabetes.

De acordo com o órgão internacional, o azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. A Prefeitura de Botucatu aderiu à causa e no próximo sábado [13] seu prédio será iluminado pela cor azul em respeito ao movimento.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a doação de 1.500 fitas reagentes e lancetas para a realização dos exames, confecção de banners educativos e faixas alusivas à campanha. Além da Prefeitura, a campanha também conta com apoio das alunas e professoras do curso de enfermagem e nutrição da Escola Técnica “Domingos Minicucci Filho” [Industrial].

Confira a programação:

Dia: 9

Local: Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético [Abad]

Horário: Das 15 horas às 17h30min

Palestra sobre uso correto do glicosímetro

Vagas limitadas - agendar pelo telefone 3815-3244

Dias: 10, 11 e 12

Local: Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético [Abad]

Horário: Das 8 horas às 10h30 e das 13 horas às 15h30

Exame de glicemia de jejum

Exame de glicemia pós-prandial [2 horas após a refeição]

Cálculo de Índice da Massa Corporal [IMC]