22 OUT 2010
Assessoria de Inclusão Social proporciona voo de paraglider a deficiente visual

Na tarde desta quinta-feira [21] a Assessoria em Acessibilidade e Inclusão Social, vinculada à Secretaria Municipal de Governo, possibilitou a Denivani Alves da Silva, deficiente visual, uma experiência única: um voo duplo de paraglider.

Na pista “Na base da Nuvem”, onde está sendo realizado a etapa final do Campeonato Brasileiro de Paraglider, o funcionário público municipal realizou um voo de 10 minutos, no qual descreveu como uma sensação diferente de tudo que já havia realizado na vida.

“Encaro como um desafio superado. Hoje posso falar que voei mesmo e vou levar essa experiência para sempre comigo”, disse emocionado.

“Esta iniciativa da Prefeitura, com a colaboração dos organizadores do campeonato, teve como objetivo oferecer a uma pessoa com deficiência a mesma sensação que qualquer outra pessoa teria ao fazer um esporte radical como este. Isso é acessibilidade e inclusão social”, completa Eli Petrechen, assessora da Acessibilidade.

Sobre o Campeonato - Botucatu recebe pilotos dos estados do Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Espírito Santo que participam da etapa final do Campeonato Brasileiro de Paraglider, que teve início domingo [17] e segue até este sábado [23].

O Munícipio é o primeiro do Estado de São Paulo a sediar uma competição como esta. A escolha da Cidade se deu graças as suas belezas naturais e por possuir uma excelente rampa para realizar o evento. A primeira etapa do Brasileiro deste ano foi realizada em Afonso Cláudio, no Espírito Santo.

Organizado pela Prefeitura de Botucatu, em parceria com a escola de voo “Na Base da Nuvem”, a etapa fecha o ranking brasileiro. Os melhores colocados formam a equipe que irá representar o Brasil no Mundial de Piedrahita, na Espanha, em 2011.

Os voos começam sempre a partir das 11 horas, na rampa “Na Base da Nuvem”, localizada na Estrada Geraldo Biral, km 5. No local do evento a população conta com lanchonete, tenda para proteção e banheiros químicos. Em 2009, Botucatu já havia sido palco do festival e da etapa Paulista de Paraglider.

A competição reúne em Botucatu a elite do voo livre nacional e conta com a presença de recordistas mundiais de voos a distância como Kamira, Frank Brown e Cecéu. Além de demostrações de voos duplos, serão feitas apresentações de asa delta e voos instrucionais para a população.

Fotos: Andréia Seullner