09 SET 2010
Segunda unidade da Casa do Artesão é inaugurada

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Subsecretaria Municipal de Turismo, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, realizou na tarde desta quinta-feira [9] a inauguração da Casa do Artesão II. O evento contou com a presença de autoridades do poder público e artesãos locais.

A Casa do Artesão é um dispositivo criado pelo convênio entre a Prefeitura de Botucatu e a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades [Sutaco] ainda na gestão do prefeito Jamil Cury. Tem com o objetivo fomentar a atividade artesanal para escoar a produção dos artesãos e ampliar seus postos de venda. O espaço proporciona oficinas para o aprendizado de novas técnicas e aprimora as já executadas.

A nova unidade conta com salas administrativas, de reuniões para os artesãos e da Liga das Escolas de Samba de Botucatu [Liesb], de cadastro da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades [Sutaco], para realização de oficinas, atendimento da Associação dos Artesãos, e de informações turísticas. Além de uma loja que funcionará das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, onde os artesãos cadastrados na Sutaco poderão expor variados produtos, desde peças decorativas a roupas, bolsas e acessórios.

Para o secretário Adjunto de Turismo, Fredi Pimentel, esse local mostrará o desenvolvimento não só da categoria dos artesãos, mais também do turismo na Cidade. “Não só os turistas, como também a população poderão adquirir lembranças da Cidade”, conta.

A Subsecretaria Municipal de Turismo atualmente possui 414 artesãos cadastrados, sendo 337 de Botucatu e 77 de outros municípios da região como Pardinho, Bofete,Conchas, São Manuel, Pratânia, Itatinga, Paranapanema, Avaré, Bauru, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Cerqueira César e Iperó.

De acordo com o presidente da Associação dos Artesãos de Botucatu, Aleksander Cappellete, a casa, além de ser um canal de geração de renda, se torna uma “extensão do ateliê de cada artesão”.

Segundo o secretário Municipal de Administração, Luiz Augusto Felippe, que representou o prefeito João Cury na solenidade, este novo ambiente é um espaço de criação. “A criatividade já pode ser vista nos trabalhos expostos e no reaproveitamento de materiais que não eram mais usados na Rodoviária e que foram transformados em prateleiras e mesas”, destacou.

A terceira unidade da Casa do Artesão será entregue oficialmente junto com a reinauguração do Terminal Rodoviário, que recentemente passou por uma série de reformas.

Serviço:

Casa do Artesão II