25 AGO 2010
Em parceria com a Educação, Colégio realiza Congresso Profissional na sexta [27]

O Colégio Santa Marcelina, em parceria com Secretaria Municipal de Educação, realiza a décima edição do Congresso Profissional Santa Marcelina, nesta sexta-feira [27], das 8 às 18 horas. O evento é gratuito e aberto a toda população. No período do Congresso, a escola se transformará em uma arena de desenvolvimento, proporcionando lazer e cultura a todos os participantes.

O congresso que visa a formação do cidadão do futuro possui uma novidade neste ano. Diferentemente do que ocorreu nas edições anteriores, o Santa Marcelina formalizou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, ampliando o evento, que agora além dos estudantes de Ensino Médio e Pré-Vestibulares de todos os estabelecimentos de ensino da Cidade e região, professores e pais de alunos, também contará com a participação de estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, totalizando mais de 10 mil estudantes.

De acordo com assistente técnica do Ensino Fundamental do Município, Mirian Camargo, essa parceria da Secretaria Municipal de Educação é uma forma das crianças entrarem em contato com o mundo universitário. “Essa iniciativa tem como objetivo fomentar a formação do cidadão desde pequeno, abrindo um leque de possibilidades”, conta.

Formação do profissional e do cidadão

O evento será dividido em duas áreas: a profissional e a de formação do cidadão do futuro. Na profissional, os alunos de Ensino Médio e Pré-Vestibulandos terão orientação sobre as profissões por meio de representantes de faculdades e universidades de todo o País, entre elas: UEL [Universidade Estadual de Londrina], FMU [Faculdades Metropolitas Unidas], UFSCAR [Universidade Federal de São Carlos], Unesp [Universidade Estadual Paulista] – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia [FMVZ] / Faculdade Medicina [FMB] / Faculdade de Enfermagem / Instituto de Biociências [IB] / Faculdade de Ciências Agronômicas [FCA], Unimep [Universidade Metodista de Piracicaba], USC [Universidade Sagrado Coração], Unimar [Universidade de Marília], FMR [Faculdade Marechal Rondon], ESAMC / Sorocaba [Escola Superior de Administração e Marketing e Comunicação], Senac / Águas de São Pedro [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial], Unilins [Universidade de Lins], FIB [Faculdades Integradas Bauru].

No evento, palestras esclarecerão as principais dúvidas dos adolescentes, sobre a nova prova do Enem. Durante todo o dia serão realizados diversos workshops com o objetivo de mostrar as habilidades dos estudantes, facilitando na escolha de suas futuras carreiras. Os utilizados temas serão: matemática financeira, jogos de biologia, química na confecção de sabonetes, pintura em madeira, jogos matemáticos, trabalhos com biscuit, confecção de cachecóis e de chaveiros de feltro.

Outras atrações

Já parte de formação do cidadão do futuro, as crianças e jovens serão despertadas por meio de atividades a se tornarem responsáveis pelo seu crescimento educativo. O congresso também terá apresentações teatrais e musicais, brinquedos infláveis, torneios esportivos, confecção de “bichinhos”com bexigas, pinturas de desenhos e facial.

A Secretaria Municipal de Educação terá um estande no congresso que colocará em exposição o sistema de apostilamento utilizado pela Prefeitura na rede escolar: o NAME. Trabalhos desenvolvidos pelos alunos nos projeto “Sangari” e “Educar-te” da Escola de Ensino fundamental Prof. Raymundo Cintra do Distrito de Vitoriana, também farão parte da exposição.

No local também será montada uma Biblioteca Infantil, que permitirá a todos os visitantes ter acesso a livros e gibis, em um ambiente aconchegante, com estantes, almofadas, tapetes e mesas. Uma oficina com módulos do brinquedo “Lego” será oferecida às crianças, com a intenção de despertar o raciocínio e a habilidade delas.

No local, os interessados também poderão medir seu peso e altura para realizar o Índice de Massa Corporal. Também terão a oportunidade de receber orientação e fazer testes vocacionais com uma psicóloga.

O Consultório Móvel Odontológico da Prefeitura Municipal de Botucatu do projeto “Sorriso da Gente” estará a disposição para visitação na parte da manhã.

Serviço:

Colégio Santa Marcelina