23 AGO 2010
Concorrência para construção de infra-estrutura do Parque Tecnológico acontecerá na sexta-feira

A Prefeitura de Botucatu, através da Copel [Comissão Permanente de Licitações], realizará na próxima sexta-feira [27], às 14 horas, a concorrência pública para contratação de empresa especializada para execução de serviços de infra-estrutura da área destinada à implantação do Parque Tecnológico.

Nesta etapa, o valor orçado pela administração é de R$ 2.815.000,00. A empresa vencedora do certame terá prazo de 180 dias para a conclusão das obras. Os recursos virão do convênio assinado pelo prefeito João Cury Neto, ao final do ano passado, com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento.

Foram destinados R$ 4,7 milhões para serem usados nas obras de infra-estrutura interna e externa como portarias, alambrado, ruas asfaltadas, sarjetas, calçadas, instalações elétricas, iluminação, rede de água, esgoto e galerias de águas pluviais. Até esta segunda-feira [23], seis empresas manifestaram interesse em participar do certame licitatório.

O projeto do Parque Tecnológico de Botucatu foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar liderada pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Ricardo de Arruda Veiga. O complexo deverá ocupar 286 mil m², à margem da Rodovia Gastão Dal Farra. Nele haverá um núcleo administrativo completo, com 1.274 m², que contará com salas de treinamento, instalações para coordenadoria, contabilidade, compras, manutenção e sala de espera, além de recepção, copa, sanitários, área de atendimento, hall, centro de exposições e anfiteatro.

O prefeito de Botucatu também destaca o potencial do projeto. 'Com a criação do parque tecnológico, poderemos transformar estudos em produtos, produtos em negócios, e negócios em empregos', diz João Cury.

Parque tecnológico - O Parque Tecnológico de Botucatu será implantado em duas áreas, que somam 286 mil m² – equivalentes a 34,6 campos de futebol com as mesmas dimensões do Maracanã. O projeto tem como objetivo principal incentivar e promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região, fomentando a inovação tecnológica em bioprocessos, compostos para fins industriais, fitoterápicos [produtos feitos com plantas medicinais], sistemas de produção agropecuários sustentáveis, produtos orgânicos, biorremediação [uso de microorganismos para recuperação de áreas contaminadas], controle biológico, serviços ambientais, caracterização e uso de resíduos e produtos naturais da fauna e da flora.

As áreas ficam localizadas à margem da Rodovia Gastão Dal Farra, a 3 km da Rodovia João Hipólyto Martins [SP-209] – que liga a Rodovia Castelo Branco a Botucatu. Os locais estão estrategicamente posicionados nas proximidades da Faculdade de Tecnologia [Fatec], do aeroporto municipal, da Empresa Brasileira de Aeronáutica [Embraer], do Centro de Treinamento da Prefeitura e da Estância Demétria.

Estudos de viabilidade - A Secretaria de Desenvolvimento e o município de Botucatu já haviam firmado, em dezembro de 2009, convênio para elaboração do projeto de Ciência, Tecnologia e Inovação do parque tecnológico. Trata-se de um conjunto de estudos que comprovam a viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto, além da elaboração do texto jurídico que assegura cooperação técnica e proposição de legislação municipal de incentivo às entidades que venham a se instalar no local.

Sistema Paulista de Parques Tecnológicos [SPTec] - Parques tecnológicos são empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. São espaços que oferecem oportunidade para as empresas do Estado transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento [universidades, centros de pesquisas e escolas] do setor produtivo [empresas em geral]. Esses ambientes propícios para o desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica [EBTs] e para a difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação transformam-se em locais que estimulam a sinergia de experiências entre as empresas, tornando-as mais competitivas.

O governo do Estado de São Paulo criou o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos [SPTec], que dá apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico.

Incentivos - As empresas que se instalarem nos parques tecnológicos do Estado poderão participar do programa de incentivos fiscais, chamado “Pró-Parques”. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar os créditos acumulados do ICMS apropriados ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de projetos de investimento no próprio parque tecnológico e também no pagamento do ICMS relativo à importação de bens destinados ao seu ativo imobilizado.

[Com informações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento]