16 AGO 2010
Secretaria da Saúde imuniza mais de 90% das crianças contra a poliomielite

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite [paralisia infantil] realizada no último sábado [14] registrou a imunização de 7.712 [90,5%] crianças menores de 5 anos de idade.

De acordo com dados parciais da Secretaria Municipal de Saúde, do grupo estimado de 1.637 crianças menores de 1 ano, 1.454 [88,8%] foram vacinadas. Das 6.883 crianças de 1 a 4 anos de idade, 6.258 [90,9%] também tomaram as duas gotinhas da vacina.

A intenção da Secretaria Municipal de Saúde ainda é imunizar, durante a semana, 95% do total de 8.520 crianças da Cidade. Na primeira fase da campanha, promovida no mês de junho, foi contabilizada a vacinação de 8.072 crianças, isto é, 95,27% do total de 8.473 crianças estimadas na época.

Segundo Claudete Donini, educadora em saúde pública, os pais ou responsáveis pelas crianças que não foram vacinadas no sábado ainda podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para que a barreira contra a pólio seja fortalecida no Município.

“O resultado do último sábado está dentro do esperado. Pedimos apenas que os pais levem, o mais rápido possível a um posto fixo, suas crianças menores de 5 anos para receberem a vacina, que não possui contra-indicações”, ressalta.

As crianças que estiverem com a vacinação em atraso também podem atualizar a carteira com as demais doses, como a Tetravalente [contra difteria, tétano, coqueluche, e Haemophilus Influenzae], Tríplice Viral [sarampo, caxumba e rubéola] e Hepatite B.

A poliomielite é causada pelo poliovírus selvagem, e pode levar à paralisia infantil. Os sintomas iniciais de contágio incluem febre, mal-estar e dor de cabeça.

Serviço:

Mais informações sobre a campanha de vacinação contra a poliomielite podem ser obtidas pelo telefone 3811-1105.

Fotos: Marcelino Dias