29 JUN 2010
Prefeito faz balanço da viagem à Espanha

Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira [29], o prefeito de Botucatu, João Cury Neto, fez um balanço da viagem que fez à Espanha, entre os dias 16 e 25 de junho. Os secretários de Governo, Carlos Eduardo Colenci e de Desenvolvimento, Ricardo Veiga, além do secretário adjunto da Indústria, Paulo Urbanavicius, que compuseram a delegação botucatuense, também participaram do encontro com os jornalistas.

Com a projeção de uma série de fotos, o prefeito apresentou detalhes de todos os compromissos cumpridos em terras espanholas. Um dos mais importantes foi com o presidente do Grupo Irizar, Gorka Herranz e o diretor de exportações e ex-superintendente da unidade de Botucatu, Gotzon Gomez. Os dirigentes espanhóis confirmaram a existência de um plano de expansão da planta da fábrica sediada em Botucatu.

Mas o projeto hoje esbarra na falta de espaço no terreno atual. “A Irizar está enclausurada dentro dos limites da Caio e ali não tem mais para onde crescer. Demonstramos nosso total interesse em contribuir para expansão da fábrica em Botucatu, inclusive discutindo alterativas de áreas que possam ser adquiridas”, declarou o prefeito.

O investimento previsto é de mais de R$ 50 milhões, permitindo que a fábrica de Botucatu, passe dos atuais 2,5 ônibus/dia para 4 ônibus/dia, no prazo entre 12 e 24 meses. Na Espanha, a matriz da Irizar tem cadência de produção de seis ônibus por dia.

A delegação também participou de reunião em Leioa, com a finalidade de discutir soluções tecnicamente avançadas e homogêneas para municípios do mundo todo. O encontro foi promovido pela Fundação BiscayTIK e pela Microsoft. Na reunião foi apresentada a experiência da prefeitura espanhola de Bilbao, que introduziu e disponibilizou ferramentas [software] de acesso à população para a solução de seus pleitos. A implantação do chamado e-gov permite ao cidadão resolver problemas como aprovação de plantas, reclamações, agendamentos, tudo através da internet.

“A Microsoft inicia a expansão dessa nova tecnologia e Botucatu poderá ser escolhida para a implantação inédita desse sistema, na América do Sul”, informa João Cury. Os detalhes do projeto foram discutidos com Paulo Cunha e Pablo Sotelana, da Microsoft e Geraldo Medaglia, representante da Fundap [Fundação do Desenvolvimento Administrativo], que demonstrou interesse na parceria. Ficou definido durante a reunião que representantes da Microsoft estarão em Botucatu, no próximo mês de julho, para uma nova rodada de negociações.

Em Gondomar, o prefeito de Botucatu e o chefe do Poder Executivo local, Martin Vicente Urgal Alonso, assinaram o termo de cooperação mútua que as tornam cidades irmãs. A finalidade é promover o intercâmbio científico, cultural e econômico entre os dois municípios.

As autoridades botucatuenses tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes o Parque Tecnológico da Galícia, um dos mais importantes a compor a rede de 45 existentes na Espanha. Criado em 1990, hoje abriga empresas de base tecnológica dos mais diferentes setores. “Essa visita foi importante porque tivemos a oportunidade de conversar com empresários e revelou que estamos no caminho certo, estruturando nosso parque”, informou João Cury.

Encontram-se em fase de licitação as obras de infra-estrutura do Parque Tecnológico de Botucatu, num aporte financeiro de quase R$ 5 milhões. “O governo tem estimulado as empresas espanholas a buscarem a internacionalização, até como alternativa para fugir da crise. E a bola da vez agora são a China e o Brasil. Por isso a importância de nossa viagem, `vendendo` Botucatu para possíveis investidores”, destacou João Cury.

Nos contatos com autoridades políticas e empresariais mereceram destaque a qualidade de vida diferenciada encontrada em Botucatu, sua privilegiada localização geográfica, no centro do Estado de São Paulo, além de abundante oferta de água e energia elétrica. Os empresários também ficaram animados com a possibilidade do Poder Público fazer a doação de terrenos para instalação de indústrias.

Na Galícia, as autoridades botucatuenses tiveram a oportunidade de apresentar o município para cerca de 50 empresários. O prefeito foi recebido em audiência pela Associação de Empresários a Pasaxe e visitou algumas empresas. Também reuniu-se com o chefe de exploração pesqueira do Porto de Vigo, Carlos Losada; com a Presidenta da Autoridade Portuária de Vigo, Corina Porro e com a Delegada Territorial da Junta da Galícia, Lucia Morales, além de visitar a Faculdade de Vigo.

Em reunião com os diretores da empresa COREN, uma das cooperativas avícolas mais importantes da Galícia, também foi discutida a possibilidade de parcerias para investimentos em Botucatu. Entre elas, aventou-se a construção de um frigorífico, às margens do Rio Tietê, para atender os pescadores da região. Também foram feitas tratativas com dirigentes do grupo Teck Plus, que fabrica helicópteros não tripulados e que já demonstrou interesse em se instalar em Botucatu.

“A prefeitura, mais do que protagonista, pode ser uma facilitadora de novos negócios com os empresários espanhóis. Existe a chance de uma missão espanhola vir a Botucatu para conhecer de perto a cidade. Essa é nossa expectativa e vamos trabalhar para que isso aconteça. Fizemos os primeiros contatos e agora não podemos deixar isso morrer para que nossas expectativas possam se concretizar”, anunciou o prefeito.