15 JUN 2010
CIEEJA lança projeto de orientação alimentar

No dia 1º de junho o Centro de Integração Especial para Jovens e adultos – CIEEJA, lançou o Projeto Alimentação Viva: Energia para a vida com o apoio da terapeuta ortomolecular Karina Gomes Simões. Karina atua como voluntária no CIEEJA. Esse Projeto é oferecido aos pais, a cada 15 dias, no período das 18 as 20 horas, com o objetivo de conscientizá-los e ensiná-los sobre as funções especificas de cada alimento.

“Além de promover a aquisição de hábitos alimentares saudáveis para a manutenção da saúde dos alunos e seus familiares, o Projeto visa estimular a participação ativa da comunidade escolar”, diz a diretora Michelle AP. Almeida T. Ataíde.

Na terapia ortomolecular cada parte do alimento tem sua finalidade e função, tanto no próprio vegetal como em nosso organismo. Os grãos, cereais e leguminosas apresentam uma concentração maior de aminoácidos, os quais são responsáveis pela construção das nossas proteínas.

As raízes são riquíssimas em sais minerais e por esse motivo equilibram a alcalinidade do nosso sangue, através do talo circula a seiva que é o alimento da planta e nele encontramos vitaminas, sais minerais e enzimas que auxiliam no processo digestivo.

A folha é rica em fibras e clorofila, que tem grande importância na oxigenação celular. O fruto e as frutas contêm elementos necessários para a formação do vegetal e também todos os nutrientes essenciais à nossa sobrevivência.